EUA aprova a venda dos MH-60R para a Espanha. Em 15 de março de 2022, o Departamento de Estado aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS) para a Armada Espanhola de oito helicópteros multimissão Sikorsky MH-60R Seahawk avaliados em US$ 950 milhões.
Além dos helicópteros, a venda inclui vinte motores T-700-GE-401C (16 instalados, quatro sobressalentes); 32 mísseis AGM-114R(N) Hellfire ; dois mísseis de treinamento aéreo em cativeiro Hellfire II (CATM); 100 WGU-59/B (APKWS) II; oito sistemas Link 16 Multifunctional Information Distribution Systems Joint Tactical Radio Systems (MIDS JTRS); e quatro Sonares Aerotransportados de Baixa Frequência AN/AQS-22 ALFS (ALFS – Airborne Low Frequency Sonar).
O MH-60R fornecerá a capacidade de realizar missões de guerra anti-superfície e anti-submarino, juntamente com a capacidade de realizar missões secundárias, incluindo reabastecimento vertical, busca e salvamento e retransmissão de comunicações e reforçará a capacidade da Armada de apoiar a OTAN e permanecer interoperável com os EUA e a própria OTAN.
A Armada já opera os Sikorsky SH-60B e SH-60F com a Escuadrilla 10 (Eslla 010) na base aeronaval de Rota. A Espanha junta-se ao US Navy, Royal Australian Navy (RAN), Royal Danish Air Force (RDAF), Royal Saudi Navy, Marinha da Grécia, Marinha da Coreia do Sul e Indian Navy, a encomendar o MH-60R. Taiwan (RoCN – Republic of China Navy) também encomendou o MH-60R.
@CAS