EUA aprova a venda de BVRAAM AIM120 a Noruega. O Departamento de Estado Americano aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) ao governo da Noruega de um lote de mísseis ar-ar AIM-120C-8/D AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile) de médio alcance e equipamentos relacionados por um valor estimado custo de US$ 950 milhões.
A Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Coperation Agency — DSCA) entregou a certificação necessária ao Congresso desta possível venda no da 15 de julho. A venda depende de aprovação do Congresso dos EUA. O contratante principal do FMS — Foreign Military Sales é a Raytheon Missile Systems Company em Tucson, Arizona.
O Governo da Noruega solicitou a compra de até duzentos e cinco (205) Mísseis Ar-Ar de Médio Alcance AIM-120D; até sessenta (60) AIM-120C-8 ou D; e quatro (4) Seções de Orientação AIM-120D. Os até 265 AIM120 devem equipar os novos F-35A da Royal Norwegian Air Force (RNoAF). O AIM-120 é um míssil tipo BVRAAM (Beyond-Visual-Range Air-to-Air Missile).
Também estão incluídos seções de controle do AIM-120, mísseis de treinamento aéreo cativo (CATM) e contêineres de mísseis; equipamento de apoio ao sistema de armas; suporte à integração e equipamentos de teste; transporte; reparação e devolução de suportes e equipamentos; garantias; entrega e suporte de software classificado e não classificado; peças sobressalentes e de reparo, consumíveis e acessórios; publicações e documentação técnica; manutenção e suporte de manutenção; treinamento de pessoal e equipamentos de treinamento; Serviços, estudos e pesquisas de engenharia, serviços técnicos e de apoio logístico do governo dos EUA e empreiteiros, além outros elementos relacionados de apoio logístico.
@CAS