EUA alerta pilotos sobre o aumento nos casos de sinais falsos de GPS/GNSS. A Agência Federal de Administração de Aviação dos Estados Unidos (FAA), está alertando os pilotos para estarem preparados para voar usando auxílios à navegação convencionais. Recentemente o órgão emitiu um aviso de Segurança Operacional alertando para o aumento de casos de falsificações de sinais do Sistema de Posicionamento Global e do Sistema Global de Navegação por Satélite (GPS/GNSS).
No documento publicado em 25 de janeiro, a FAA aconselha os pilotos para monitorar mais atentamente os seus equipamentos de navegação GPS/GNSS em rota, e reportando imediatamente aos Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO) quaisquer discrepâncias observadas. Além disso, a FAA solicita que os tripulantes estejam preparados para voar sem o uso desses sistemas de navegação por satélite, se necessário.
Reportes de pilotos informando erros de navegação, bloqueios e sinais falsos de GPS/GNSS estão cada vez mais frequentes. Esses incidentes ocorrem mais frequentemente quando os voos cruzam próximos de áreas em conflito ou zonas de operações militares. Muitas vezes, essas interferências e/ou falsificações dos sinais são intencionais.
Conhecidas como “jamming”, essas táticas militares são usadas por militares como medidas preventivas para a proteção contra ataques aéreos de drones ou de mísseis, que se baseiam nesses sistemas de navegação de precisão para atingir os seus alvos.
Aplicadas como estratégia de defesa ou como ataque deliberado, as perturbações aos sinais de navegação por satélite colocam em risco milhões de usuários do transporte aéreo, marítimo, terrestre e outros meios e sistemas críticos que dependem de dados precisos de posicionamento global.
A Associação Europeia de Aviação Executiva (EBAA) informou em novembro do ano passado, que “o Airbus Flight Data Monitoring relatou um aumento substancial nas interrupções de sinais GNSS, com 49.605 incidentes em 2022 em comparação aos 10.843 no ano anterior.”
Em seu comunicado, a FAA alerta os pilotos para ficarem atentos a eventuais sinais de erros de indicações de navegação GPS/GNSS, como a mudança significativa nos dados exibidos, alertas de erros de posição, mudanças aleatórias de rota, entre outras.
Além disso, a FAA também informa sobre sinais não confiáveis do Sistemas de Alerta e Prevenção de Colisão com o Terreno (TAWS – Terrain Avoidance and Warning Systems), que pode fornecer indicações falsas de iminente colisão com o solo ou omitir alertas reais. Esses sinais falsos podem também fornecer dados incorretos para o mapa do sistema eletrônico de voo.
A FAA alerta que os operadores devem estar preparados para mitigar riscos potenciais, verificando previamente NOTAMs (Avisos aos Aviadores) e planejando o combustível necessário para eventuais desvios em rota, bem como recomenda que os pilotos pesquisem procedimentos de chegada e partida convencionais como alternativa em todos os aeroportos que operem. Ao voar em locais de alto potencial de interferência, a FAA aconselha os pilotos a usarem auxílios à navegação convencionais, em vez de dependerem de primariamente de GPS/GNSS.
@FFO