Etiópia perdeu um drone Bayraktar TB2. A Força Aérea da Etiópia (EAF) recentemente perdeu um dos seus drones de combate Bayraktar TB2 na localidade de Horo Guduru Welega, região de Oromia, noroeste do país. Não está claro se o drone sofreu uma pane ou foi abatido por rebeldes separatistas que atuam na área.
Produzido pela empresa turca Baykar, o drone Bayraktar TB2 caiu próximo a uma vila, sem deixar feridos ou causar danos em solo. As imagens dos destroços feitas por testemunhas, mostram que ele estava armado com munições guiadas por laser Roketsan MAM-L.
Conforme noticiamos em maio do ano passado, a EAF está operando pelo menos quatro veículos aéreos não tripulados (UAV) Bayraktar TB2. A informação foi confirmada através de um documentário exibido pelo canal Ethiopian Broadcasting Corporation (EBC). Na ocasião, as filmagens mostraram os TB2 carregando bombas guiadas a laser Roketsan MAM-L e equipados com sistemas eletro-ópticos Aselsan Common Aperture Targeting System (CATS).
A existência dessas aeronaves nunca foi oficialmente confirmada pelo governo etíope, mas imagens de satélite de 2021 mostraram os TB2 operando nas base aéreas de Harar Meda e Bahir Dar. A Etiópia parece tê-los adquirido para ajudar a combater as forças rebeldes na região de Tigray.
Com envergadura de 12 metros, autonomia de 24 horas e alcance de missão de 150 km, o TB2 podem ser usados em missões ISR (Vigilância, Monitoração e Inteligência) ou de ataque ao solo. Os drones Bayraktar TB2 são bastante populares entre as Forças Armadas africanas, sendo utilizado por pelo menos noves países: Burkina Faso, Djibuti, Etiópia, Líbia, Mali, Marrocos, Níger, Nigéria e Togo.
@FFO