• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Etiópia estaria utilizando UCAV iraniano contra rebeldes no nordeste do país

21 de agosto de 2021
Etiópia estaria utilizando UCAV iraniano contra rebeldes no nordeste do país(Foto: MOD Irã).

Etiópia estaria utilizando UCAV iraniano contra rebeldes no nordeste do país. Fotografias de uma visita do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed a um aeroporto na província de Afar, Nordeste do país, sugerem que as Forças Armadas da Etiópia estão utilizando veículos aéreos não tripulados (UCAV – Unmanned Combat Aerial Vehicle) contra a rebeldes Frente de Libertação do Povo Tigrai (TIPLF – Tigray People’s Liberation Front).

As imagens da visita foram divulgadas nas redes sociais em 03 de agosto, e mostravam o Ministro Abiy inspecionando pelo menos um UAV e a sua estação móvel de controle de solo (GCS) no Aeroporto de Semera (SZE / HASM). O UAV não é visto claramente, tornando impossível identificá-lo de forma conclusiva mas, conforme Janes Defence, as imagens de satélite revelaram que duas aeronaves com envergadura entre 10 metros e 11 metros foram implantadas em Semera.

Imagens de satélite revelaram duas aeronaves com envergadura aproximada de 10 metros em Semera (Fonte: Bellingcat).

Essa especulação alimenta sobre o modelo de UAV que a Etiópia adquiriu. Alguns analistas sugerem que poderia ser a aeronave Karayel, produzida pela empresa turca Vestel, como o chinês GAIC Air Sniper, porque ambos estão dentro das dimensões sugeridas.

As fotos do GCS são mais elucidativas, e fornecem detalhes com mais clareza. De acordo com os especialistas, a estação de controle parecia ser muito semelhante aos usados ​​pelos militares iranianos. Os observadores também notaram que as telas que mostram o feed de vídeo do UAV, tinham uma sobreposição com informações muito semelhantes aos sistemas iranianos.

Primeiro-Ministro etíope visita o nordeste do país (Fotos: Bellingcat).

O site investigativo Bellingcat realizou análises detalhadas das fotografias, cruzando com imagens de satélite, e indicou que o UAV visto na visita do primeiro-ministro em Semera, estaria mais coerente com o iraniano Mojaher-6.

Com uma envergadura aproximada de 10 metros, o Mohajer-6 é produzido pela Iran Aircraft Manufacturing Company (HESA), e foi revelado pela primeira vez em abril de 2017, durante uma cerimônia oficial com a presença do presidente iraniano Hassan Rouhani, nas instalações da Panha Company, situada ao norte do Aeroporto de Teerã-Mehrabad. Com capacidade de vigilância e ataque, o primeiro lote de UACV Mohajer-6 foi entregue às forças terrestres da Guarda Revolucionária em 2018.

A Etiópia passa por mais uma guerra civil, com a região norte anunciando a sua independência. Chamada pelos separatistas de Tigrai, o estado dissidente tem como capital revolucionária a cidade de Makelle, com mais de 500 mil habitantes, e que está sob o controle da TIPLF.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login