• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Estreia em Combate – RTAF usa seus Gripen C no conflito com o Camboja

28 de julho de 2025
Estreia em Combate — RTAF usa seus Gripen C no conflito com o Camboja. Foto: RTAF.
Estreia em Combate – RTAF usa seus Gripen C no conflito com o Camboja. Foto: RTAF.

Estreia em Combate — RTAF usa seus Gripen C no conflito com o Camboja. A Royal Thai Air Force (RTAF) confirmou o uso de seus caças Saab JAS39C Gripen, no recente confronto de fronteira com o Camboja, que eclodiu na semana passada.

As ações fazem parte de um conflito fronteiriço, aberto na última quinta-feira, 24/07 entre os dois países. O confronto entre a Tailândia e o Camboja se expandiu ao longo dos últimos dias, com trocas de bombardeios em diferentes regiões da fronteira entre os dois países. O embate, que já deixou 18 mortos, decorre de uma disputa territorial entre os dois países que já dura semanas e agora se transformou em conflito armado.

Área do conflito entre Camboja e Tailândia.
Área do conflito.

Os Gripens teriam sido usados, em conjunto com os Lockheed Martin F-16A, para atingir posições cambojanas perto da área disputada de Phu Ma Kua e do templo Ta Muen Thom no final da semana passada. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Tailândia. Os Gripen C atacaram em 26 de julho a base militar cambojana em Phu Makkhuea.

Vale lembrar que o Camboja não possui uma força aérea capaz de impor superioridade área a RTAF, que contra o espaço aéreo na região em conflito. A frota cambojana é constituída somente por helicópteros e apenas aeronaves de transporte.

Os Gripens teria usado bombas guiadas GBU-10 Paveway II de 2000 lbs nos ataques. Foto: RTAF.
Os Gripens teria usado bombas guiadas GBU-10 Paveway II de 2000 lbs nos ataques. Foto: RTAF.

Seria a primeira vez que o Saab Gripen realiza missões de emprego real desde que entrou em serviço no mundo em 1988 na Suécia. Vale lembrar que os Gripen C da Sweden Air Force (SwAF) participaram de operações de combate sobre a Líbia em 2011,durante a Guerra Civil Líbia, porém, somente em missões de reconhecimento. Os Gripens não participaram de combate direto, mas desempenharam um papel crucial no fornecimento de informações de inteligência, fornecendo imagens de alta resolução para as forças aliadas.

A Real Força Aérea Tailandesa possui uma frota de sete JAS39C Gripen (monoplace) e quatro JAS39D Gripen (biplace), todos operados pelo Esquadrão 701 — “Sharks”, pertencente à 7ª Ala da 4ª Divisão Aérea, sediados na Base Aérea de Surat Thani (URT/VTSB). Além doa 11 Gripen C/D, a RTAF ainda conta com 46 F-16A/B e 14 F-5TH/THF (modernizados).

Desde 24/07 o caças F-16A da Royal Thai Air Force (RTAF) vem sendo usados para missões de ataque. Eles tem usando desde bombas convencionais como Mk.82 e Lizard (Mk.82 com kit israelense Lizard) e bombas sul-coreana KGGB.

F-16A com bomba planadora guadada por GPS KGGB. Foto: RTAF.
F-16A com bomba planadora guadada por GPS KGGB. Foto: RTAF.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login