

Estreia em Combate — RTAF usa seus Gripen C no conflito com o Camboja. A Royal Thai Air Force (RTAF) confirmou o uso de seus caças Saab JAS39C Gripen, no recente confronto de fronteira com o Camboja, que eclodiu na semana passada.
As ações fazem parte de um conflito fronteiriço, aberto na última quinta-feira, 24/07 entre os dois países. O confronto entre a Tailândia e o Camboja se expandiu ao longo dos últimos dias, com trocas de bombardeios em diferentes regiões da fronteira entre os dois países. O embate, que já deixou 18 mortos, decorre de uma disputa territorial entre os dois países que já dura semanas e agora se transformou em conflito armado.
Os Gripens teriam sido usados, em conjunto com os Lockheed Martin F-16A, para atingir posições cambojanas perto da área disputada de Phu Ma Kua e do templo Ta Muen Thom no final da semana passada. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Tailândia. Os Gripen C atacaram em 26 de julho a base militar cambojana em Phu Makkhuea.
Vale lembrar que o Camboja não possui uma força aérea capaz de impor superioridade área a RTAF, que contra o espaço aéreo na região em conflito. A frota cambojana é constituída somente por helicópteros e apenas aeronaves de transporte.

Seria a primeira vez que o Saab Gripen realiza missões de emprego real desde que entrou em serviço no mundo em 1988 na Suécia. Vale lembrar que os Gripen C da Sweden Air Force (SwAF) participaram de operações de combate sobre a Líbia em 2011,durante a Guerra Civil Líbia, porém, somente em missões de reconhecimento. Os Gripens não participaram de combate direto, mas desempenharam um papel crucial no fornecimento de informações de inteligência, fornecendo imagens de alta resolução para as forças aliadas.
A Real Força Aérea Tailandesa possui uma frota de sete JAS39C Gripen (monoplace) e quatro JAS39D Gripen (biplace), todos operados pelo Esquadrão 701 — “Sharks”, pertencente à 7ª Ala da 4ª Divisão Aérea, sediados na Base Aérea de Surat Thani (URT/VTSB). Além doa 11 Gripen C/D, a RTAF ainda conta com 46 F-16A/B e 14 F-5TH/THF (modernizados).

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS