Estônia fecha contrato com a IAI na sua maior aquisição de defesa. O Centro de Investimentos em Defesa da Estônia (ECDI) anunciou em 03 de maio, a assinatura de um contrato com a Israel Aerospace Industries (IAI), envolvendo a aquisição de munições longo alcance. Com valor aproximado de US$ 110 milhões, este foi o maior investimento do governo da Estônia no setor de defesa.
Visando fortalecer a capacidade de defesa do país, o ECDI adquiriu além de munição de artilharia de longo alcance, mísseis antinavio e sistemas de foguetes de lançamento múltiplo (MLRSs).
“Antes da aquisição das munições aéreas furtivas, a Estônia realizou uma pesquisa de mercado completa para encontrar a solução mais adequada para as necessidades das suas forças de defesa. O foco se concentrou principalmente nas capacidades ofensivas de longo alcance, além de critérios como precisão, robustez e ampla capacidade ofensiva simultânea”, disse a IAI em seu comunicado.
As novas munições reforçarão as capacidades de proteção das Forças de Defesa da Estônia (EDF), que atualmente estão baseadas em morteiros de 81 mm e 120 mm, unidades de manobra e obuses autopropulsados K9 Thunder de 155 mm (SPH).
As primeiras entregas devem ocorrer em 2024, com o treinamento necessário fornecido pela IAI às Forças de Defesa da Estônia, antes da implantação.
@FFO