Você tem pouco mais de R$ 17.8 milhões sobrando? Se tem, nós temos uma barbada! Um dos F4H-1F que a USN usou para testes está à venda por US$ 3,25 milhões, que no câmbio de hoje (R$ 5,47) é uma pechincha!!! Digo pechincha porque em março de 2018 ele estava US$ 3,95 milhões algo no câmbio de hoje na casa de R$ 21,7 milhões sem impostos. Então, em janeiro de 2021 ele continua à venda, e quem sabe, com um pouco de choradeira, e pagamento e, cash, a https://www.platinumfighters.com/ não baixe para US$ 2,99 milhões.
Fabricado em 1959 o F-4H-1F é o BuNo 145310 / AD180 (c/n 150310), que atualmente está com matrícula civil N815WF. No tempo da USN, ele foi incorporado em 1959, sendo a 11ª aeronave F-4 de produção.
Em 22 de abril de 1961, ele carregou 22 bombas Mk83 de 500 lb vários pontos rígidos sob a aeronave e as lançou em um campo de tiro em Fort Bragg, Carolina do Norte. Essa demonstração foi o fator decisivo para que a Força Aérea dos Estados Unidos também encomendasse a aeronave. Em agosto do mesmo ano, ele foi um dos três F4H-1F Phantom II usados pela USN para comemorar o 50º aniversário da Aviação Naval dos EUA.
A operação “Sageburner” foi sancionada para estabelecer um novo recorde de velocidade a baixa altitude. Em 28 de agosto de 1961, o BuNo 145307 (navio irmão do 145310) estabeleceu um novo recorde de velocidade em baixa altitude com uma velocidade média de 902,760 mph em um curso de 3 km no White Sands Missile Range no Novo México. A altura máxima atingida durante este registro foi de 125 pés, daí o nome “Projeto Sageburner”. A fuselagem recorde, 145307, está atualmente armazenada nas instalações de Paul Garber do National Air and Space Museum em Maryland.
Mais tarde, durante um teste de armas, BuNo 145310 teve parte da porta do chassi e o pilão foram queimados por um míssil Sidewinder e mais tarde naquele ano, a aeronave sofreu uma falha de motor. Felizmente pousando com segurança. BuNu 145310 foi usado pela última vez em setembro de 1964, quando a Marinha aposentou sua aeronave de teste. Tinha completado 461 horas.
O BuNu 145310 esteve sob restauração para condição de aeronavegabilidade nos últimos 10 anos pela Aircraft Restoration Services LLC no French Valley Airport, CA. Ele está sendo colocado à venda no estado em que se encontra.
Ele está com 461 horas totais de voo, com 80 a 85% da restauração concluída com a fuselagem tendo passado por IRAN nos padrões da USN. Duplo comando funcional. Seus motores precisam de revisão mas estão funcionais, sendo cinco General Electric J-79-8 atualizados para “-15”, três sobressalentes. Assentos são Martin Baker Mk 7 tipo “0/0” ativos com novos paraquedas e kit de sobrevivência. A pintura é da VF-101, em boas condições. Quem comprar leva dois tanques externos de combustível subalares e um de center line e dois sistemas de paraquedas de frenagem. Sistema de combustível reconstruído com novas células de combustível; toda a hidráulica reconstruída com linhas de aço inoxidável; todos os três sistemas hidráulicos revisados; dois sistemas pneumáticos revisados e foi instalado novas rodas e freios.
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@CAS