Estatal colombiana SATENA vendeu seu último Embraer 170. A companhia aérea estatal colombiana SATENA vendeu seu último Embraer 170, após retirá-lo de operação em meados de 2020. A empresa, que é gerenciada pela Força Aérea Colombiana (FAC), padronizou sua frota com jatos Embraer 145 e turboélices ATR-42/72.
Fabricado em 2006 para a SATENA, o Embraer 170-100LR, matrícula civil HK-4528 e militar FAC1180 (c/n 17000151), estava configurado para 76 passageiros em classe única. A empresa chegou a operar um segundo E170 (HK-4529/FAC1181), vendido em 2012.
Antes de sair de operação, o único E170 realizava voos regionais, especialmente nas rotas de Bogotá (BOG) para Arauca (AUC), Corozal (CZU), Ipiales, Medellín (EOH), Mitú (MVP), Puerto Carreño (PCR), Puerto Inírida (PDA). A partir de Villavicencio (VVC), o E170 voava para Mitú (MVP), Puerto Inírida (PDA) e Puerto Carreño (PCR). Em média, a empresa realizava cerca de nove voos diários com o jato de fabricação brasileira.
A SATENA contratou a empresa norte-americana Airstream para intermediar a venda do jato no mercado mundial. Não foi divulgado qual companhia aérea adquiriu o jato, que na semana passada foi transladado para o Pinal Airpark, em Marana, EUA, onde passará por completa revisão pré-entrega. De acordo com as condições descritas no processo de venda, o valor estabelecido foi de US$ 8.157.500,00.
Atualmente a frota da SATENA está composta por dez aeronaves, sendo seis bimotores ATR-42 (para 48 passageiros), dois ATR-72 (68 passageiros), além de dois jatos Embraer 145 (50 passageiros).
@FFO