Estão na Argentina os dois novos Sea King do Comando da Aviação Naval. Desembarcaram recentemente no porto de Rosário, província de Santa Fé, os dois novos helicópteros SH-3H Sea King adquiridos pela Marinha Argentina. As aeronaves, matrículas 2-H-244 e 2-H-245, aguardam translado para o 2º Esquadrão de Helicópteros de Aviação Naval, na Base Aérea Naval Comandante Espora (BACE), em Bahia Blanca.
Os novos SH-3H Sea Kings argentinos foram adquiridos da reserva da Marinha dos Estados Unidos por US$ 12.8 milhões, e passaram pelo processo de modernização e atualização realizado na empresa Carson Helicopters, de Perkasie, na Pensilvânia (EUA).
Entre as principais atualizações das aeronaves estão novas pás do rotor principal produzidas em material composto e com sistema de dobra automática, cabine de comando no conceito “glasscockpit”, modernos aviônicos, substituição do sistema elétrico, implantação de sistemas redundantes, revisão estrutural completa e dos principais componentes.
O novo cockpit é composto por quatro telas integradas multifuncionais com sistemas de gerenciamento de voo redundantes, mapas dinâmicos, visão sintética e instrumentação do motor totalmente integrada e sistema de alerta da tripulação (EICAS). Outros recursos de aviônicos incluem sistema ADF, sistema de medição de distância, sistema integrado de gerenciamento de rádio/áudio digital e controle de áudio do cockpit traseiro.
No contrato de compra, a Marinha Argentina solicitou a instalação de assentos com atenuadores de impacto para suportar até 16 Gs, capacidade para transporte até 15 passageiros, além da possibilidade de instalar macas para configurações de evacuação aeromédica (MEDEVAC).
Esses aprimoramentos proporcionam maior carga útil, desempenho, redução do volume de trabalho dos pilotos e do pessoal de manutenção, o que aumenta a confiabilidade operacional das aeronaves.
Além das missões de transporte de cargas e tropas, os Sea King argentinos compõem a espinha dorsal das missões de transporte aéreos da Campanha Antártica, operando embarcados a bordo do Quebra-gelo ARA Almirante Irizar. Com a chegada desses dois novos SH-3H Sea King, o Comando de Aviação Naval da Marinha Argentina tem aumentada suas capacidades de transporte, uma vez que a frota estava baseada em apenas duas ou três aeronaves operacionais.
@FFO