• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Estaleiro dos EUA realizará a primeira desmontagem de um porta-aviões nuclear da US Navy

24 de junho de 2025

040614-N-0119G-020 Atlantic Ocean (June 14, 2004) -- The nuclear powered aircraft carrier USS Enterprise (CVN 65) surges through the water of the Atlantic Ocean. Enterprise is one of seven aircraft carriers involved in Summer Pulse 2004. Summer Pulse 2004 is the simultaneous deployment of seven aircraft carrier strike groups (CSGs), demonstrating the ability of the Navy to provide credible combat power across the globe, in five theaters with other U.S., allied, and coalition military forces. Summer Pulse is the Navy's first deployment under its new Fleet Readiness Plan (FRP). The strike group will conduct a scheduled training exercise followed by overseas Pulse operations. Official US Navy photo by Photographer's Mate Airman Rob Gaston. Image released by LT K.R. Stephens, PAO CVN 65.

Estaleiro dos EUA realizará a primeira desmontagem de um porta-aviões nuclear da US Navy. O USS Enterprise (CVN 65) será desmontado, reciclado e descartado conforme as regras ambientais (Foto: US Navy).
Estaleiro dos EUA realizará a primeira desmontagem de um porta-aviões nuclear da US Navy. O USS Enterprise (CVN 65) será desmontado, reciclado e descartado conforme as regras ambientais (Foto: US Navy).

Estaleiro dos EUA realizará a primeira desmontagem de um porta-aviões nuclear da US Navy. O Comando de Sistemas Navais dos EUA (NAVSEA) concedeu à NorthStar Maritime Dismantlement Services de Vernon, Vermont, um contrato de preço fixo de US$ 536,7 milhões para a desmontagem, reciclagem e descarte do antigo porta-aviões USS Enterprise (CVN 65). Será o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear da Marinha dos EUA (USN) a passar por esse processo completo.

Encomendado em novembro de 1957, o USS Enterprise (CVN-65) foi construído em Newport News, Virgínia. Seu comissionamento ocorreu em 25 de novembro de 1961, se tornando o primeiro porta-aviões nuclear do mundo. Por mais de 50 anos ele atuou nas principais crises internacionais onde os EUA estiveram envolvidos. Sua desativação aconteceu em dezembro de 2012 e desde então seu destino era incerto.

O trabalho de desmontagem e reciclagem do Enterprise será realizado em Mobile, Alabama, e a previsão é de conclusão até novembro de 2029. Embora o USS Enterprise seja único em seu tipo, os porta-aviões da classe Nimitz também passarão pelo mesmo processo ao final de seus ciclos de vida e, bem como a classe Ford de próxima geração que entrarão na frota.

O contrato de desmontagem do Enterprise foi assinado em 30 de maio e exige que a NorthStar realize a desmontagem por completo do navio e recicle ou descarte adequadamente todos os materiais resultantes do processo. Especificamente, materiais perigosos, incluindo resíduos radioativos de baixo nível, serão embalados e transportados com segurança para descarte em locais licenciados e autorizados, de acordo com o contrato.

Autoridades da Marinha dos EUA afirmam que as lições aprendidas com o Enterprise serão usadas para informar possíveis opções de descarte para os 10 navios da classe Nimitz, à medida que forem aposentados. O USS George HW Bush (CVN 77), último navio da classe Nimitz, está programado para ser desativado em meados da década de 2060.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login