

Estados Unidos lançam míssil nuclear a mais de 6.400 km. A USAF Unidos realizou no início de novembro o lançamento de teste de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, avaliando a confiabilidade e o estado de prontidão da dissuasão nuclear americana.
Conforme o U.S. Air Force Global Strike Command, o lançamento, designado GT 254, foi projetado para validar a precisão e o desempenho operacional do sistema de mísseis, enquanto a força aérea realiza a transição para a próxima geração do míssil LGM-35A Sentinel. O comando afirmou que o exercício faz parte de uma longa série de testes de rotina utilizados para garantir que a força de mísseis balísticos intercontinentais permaneça plenamente operacional.
A Tenente-Coronel Karrie Wray, comandante do 576th Flight Test Squadron, afirmou que o teste foi “uma avaliação abrangente para verificar e validar a capacidade do sistema ICBM de desempenhar sua missão crítica”.
A sequência de lançamento foi iniciada remotamente a partir de uma aeronave E-6B Mercury da Marinha dos EUA, utilizando o Sistema de Controle de Lançamento Aerotransportado (ALC), que serve como método de comando e controle de reserva para a força de mísseis.
O veículo de reentrada desarmado percorreu cerca de 6.760 quilômetros (4.200 milhas) até o Campo de Testes de Defesa contra Mísseis Balísticos Ronald Reagan, no Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, onde sensores de telemetria e ópticos registraram dados de desempenho.
O coronel Dustin Harmon, comandante do 377th Test and Evaluation Group, afirmou que o teste “validou a confiabilidade, adaptabilidade e modularidade do sistema de armas”, observando que os dados coletados servirão de base para o futuro desenvolvimento e manutenção de mísseis balísticos intercontinentais.
O Air Force Global Strike Command da USAF confirmou que pessoal de todas as suas três alas de mísseis participou do exercício, com o apoio de equipes de manutenção da Base Aérea de FE Warren, no Wyoming. O comando afirmou que o evento demonstrou a integridade contínua da frota de mísseis Minuteman III, à medida que a modernização avança.
O General SL Davis, comandante do Air Force Global Strike Command, acrescentou: “À medida que modernizamos para o sistema de armas Sentinel, devemos continuar a manter a prontidão da frota existente de Minuteman III. O GT 254 ajuda a cumprir esse compromisso, garantindo sua precisão e confiabilidade contínuas”.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS