Estados Unidos e Índia realizam exercícios navais. O Ronald Reagan Carrier Strike Group (CSG 5) liderado pelo porta-aviões USS Ronald Reagan (CVN-76) participou de combates conjuntos com a Marinha e a Força Aérea da Índia (IAF) neste mês de junho. O objetivo do treinamento foi ampliar e continuar a integração operacional alcançada durante o exercício com o Theodore Roosevelt Strike Group em março de 2021 e ao mesmo tempo projetar força na região indo-pacífico.
“Nossas nações compartilham um interesse comum em um Indo-Pacífico seguro”, disse o Contra-almirante Will Pennington, comandante do Carrier Strike Grupo 5/Força-Tarefa 70. “Trabalhar coletivamente com nações com ideias semelhantes para fornecer consciência de espectro total e defesa da vasta extensão do Oceano Índico garante estabilidade na região”.
A integração das forças indianas aguça a construção da segurança marítima regional para sustentar uma ordem marítima baseada em regras na região do Oceano Índico. As forças indiana no exercício incluem um destroier da classe Calcutá, o INS Kochi (D64), uma fragata da classe Talwar, a INS Teg (F45), um aeronave de patrulha marítima Boeing P-8I e aeronaves de caça embarcados MiG-29K do Esquadrão 303 da Indian Navy Air. Já A IAF enviou aeronaves Su-30MKI do Esquadrão 222 e SEPECAT Jaguar IS do Esquadrão 27.
“Voar com nossos colegas da Marinha e da Força Aérea da Índia tem sido uma grande oportunidade para a tripulação designada para o CTF 70, proporcionando cenários desafiadores para construir a confiança para operar efetivamente juntos na região Indo-Pacífico”, disse o Comandante. Daniel O’Hara, oficial Comandante do VFA-102.
Os eventos incluíram um exercício de combate anti-submarino, exercícios aéreos de combate aéreo BVR, treinamento de combate de dissimilar (DACT – Dissimilar Aircraft Combat Training), interceptação, cross-decking com helicópteros e manobras de formação.
A série de exercícios no mar reforçou os interesses marítimos convergentes dos Estados Unidos e da Índia, seguindo os passos do Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin e do Ministro de Relações Exteriores da Índia, Dr. Subrahmanyam Jaishankar, que se reuniram no Pentágono em maio, como parte da primeira visita a nível de gabinete da Índia a Washington, durante a administração do Presidente Biden.
Já o secretário Austin visitou a Índia durante sua primeira viagem internacional em março, destacando a importância que o Departamento de Defesa dá a essa parceria estratégica.
O CSG 5 inclui além do porta-aviões USS Ronald Reagan (CVN 76), o Destroyer Squadron (DESRON) 15 composto pelos navios USS Barry (DDG-52), USS Curtis Wilbur (DDG-54), USS John S. McCain (DDG-56), USS Benfold (DDG-65), USS Milius (DDG-69), USS McCampbell (DDG-85), USS Rafael Peralta (DDG 115) e USS Mustin (DDG-89), além do Cruzador Ticonderoga USS Shiloh (CG 67) e o Destroier classe Arleigh Burke USS Halsey (DDG 97), bem como as aeronaves da Carrier Air Wing (CVW) 5.
A Marinha dos EUA tem operado no Indo-Pacífico por mais de 70 anos, por meio da 7ª Frota, trabalhando com aliados e parceiros de 35 outras nações marítimas, fornecendo forças confiáveis e prontas para desenvolver interoperabilidade que fomente a segurança marítima, promova a estabilidade e evite conflito tudo a fim de manter um Indo-Pacífico livre e aberto.