Estado-Maior da Aeronáutica realiza cerimônia alusiva aos seus 80 anos. Para celebrar os 80 anos de criação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), foi realizada uma cerimônia militar, na segunda-feira (18/10), em Brasília (DF). A solenidade, presidida pelo Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi marcada por homenagens ao efetivo da Organização Militar.
Participaram também da cerimônia o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica; além de representantes do efetivo do EMAER.
De acordo com o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro Damasceno, a trajetória da Organização Militar é marcada por desafios e vitórias que reforçam o cumprimento da missão. “Na data de hoje, o Estado-Maior da Aeronáutica alcança um marco expressivo, a comemoração dos seus 80 anos de existência. Trata-se de uma data de extrema relevância, que nos faz recordar o legado de nossos pioneiros. Somos reconhecidos pela adequabilidade e agilidade tanto na elaboração quanto na execução de nossas atividades. E essa tem sido a essência deste órgão, que já nasceu com a missão de assessorar diretamente o Comandante da Aeronáutica, propondo soluções que garantem a eficiência nos diversos segmentos de atuação Institucional e que levam ao emprego eficaz do poder aeroespacial, visando garantir a soberania de nosso espaço aéreo”, destaca o Oficial-General.
Homenagens
Durante a cerimônia, 15 militares foram agraciados com a Medalha Militar. Criada em 15 de novembro de 1901, a comenda destina-se a reconhecer Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira após 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados à Instituição.
Antes do evento, houve o descerramento na galeria de fotos do EMAER e foram entregues os certificados ao Graduado, Praça e Servidor Civil que se destacaram no ano de 2021. O Sargento Carlos Alberto Galdino de Assis, o Soldado Wesley Pereira de Oliveira e o Servidor Vitoriano Silva Santos Murrieta Junior foram escolhidos pela conduta exemplar, comprometimento e profissionalismo.
EMAER
O Estado-Maior da Aeronáutica foi criado pelo Decreto-lei Nº 3.730, de 18 de outubro de 1941, com a finalidade de elaborar o planejamento de mais alto nível para o cumprimento da missão da Aeronáutica, assessorar o Comandante da Aeronáutica no exercício das atribuições inerentes ao seu cargo e coordenar as ações que envolvam os órgãos de direção setorial.
Fonte: FAB
@FFO