Está nos EUA o primeiro 747-8 ex-KAL a ser convertido em “Avião do Juízo Final” para a USAF. A Sierra Nevada Corporation (SNC) foi contratada pela USAF para fornecer as novas aeronaves para a missão de Centro Aerotransportado de Operações e Comando de Sobrevivência, ou Survivable Airborne Operations Center (SAOC). Eles substituirão os atuais Boeing E-4B Nightwatch, conhecidos popularmente como “Doomsday”, ou “Aviões do Juízo Final”.
Os novos SAOC serão convertidos a partir de um número não divulgado de Boeing 747-8i comprados de segunda mão da companhia aérea Korean Airlines (KAL). A primeira aeronave, matrícula norte-americana N747US (ex-Korean HL7630), chegou em 04/06 ao Aeroporto Internacional de Dayton, Ohio, onde fica o hangar para aeronaves de grande porte do Centro de Inovação e Tecnologia de Aviação da SNC (AITC).
No último final de semana (22-23/06), quando se realizou o Dayton Air Show 2024, o B747-8i N747US foi fotografo em frente ao hangar da SNC, ostentando apenas a pintura básica da companhia aérea sul-coreana, mas sem títulos ou marcas.
Embora a quantidade de aeronaves compradas pela USAF da KAL não tenha sido divulgado, relatórios sugerem que este número ficará entre 08 e 10 B747-8i que serão convertidos em plataformas SAOC. A entrada em operação está prevista para 2036.
Boeing E-4B Nightwatch
Atualmente a USAF possui quatro E-4B Nightwatch que há mais de 40 anos servem como Centro Nacional de Operações Aerotransportadas (NAOC). Eles são uma peça-chave do Sistema de Comando Militar Nacional utilizado pelo Presidente dos EUA, Secretário de Defesa e o Comandante do Estado-Maior Conjunto em caso de uma eventual crise nuclear mundial.
Baseados na versão civil do Boeing 747-200 altamente modificados, os Nightwatch possuem capacidades especiais, como proteções contra interferências eletromagnéticas, blindagens contra efeitos termo-nucleares, sistemas avançados de comunicação (convencional e satélite), controles acústicos, sistema de ar condicionado altamente aprimorado, entre outros dispositivos e proteções.
Matriculados como 73-1676, 73-1677, 74-0787 75-0125, os quatro E-4B-BN são operados pelo 1º Esquadrão de Comando e Controle Aéreo (1st ACCS), unidade subordinada ao 595º Grupo de Comando e Controle (595th CCG), sediado na Base Aérea de Offutt (OF), em Nebraska.
O E-4B pode acomodar até 112 pessoas, e seu piso principal é dividido em seis áreas principais: espaço de trabalho de comando, sala de conferências, área de briefing, espaço de trabalho da equipe de operações, zona de comunicações e instalações de descanso. A tripulação básica do Nightwatch é composta por pilotos, pessoal de manutenção e segurança, especialistas em comunicações e equipes de apoio.
Sempre há um Boeing E-4B Nightwatch com tripulação completa em alerta 24×7 (24 horas por dia, sete dias por semana), prontos para se deslocar para qualquer parte do mundo, a qualquer momento.
Esta atual frota entrou em serviço no início da década de 1980, e está cada vez mais difícil e cara para mantê-los operacionais. A expectativa é que os E-4B chegue ao fim da sua vida útil na década de 2030, quando o futuro “Avião do Juízo Final” da USAF deverá estar ativo.
@FFO