Governo chileno contrata DC-10 bombeiro para combater incêndios florestais. Chegou ao Chile ontem (05/02), o grande avião-bombeiro DC-10-30 da empresa norte-americana 10 Tanker Air Carrier, conhecido como “Ten Tanker”, especialmente adaptado para combater incêndios florestais. A aeronave, matrícula N822AX #Tanker 912, pousou em Antofagasta, de onde começará a auxiliar no combate ao grande incêndio que atinge a região central do país sul-americano.
As autoridades chilenas estão realizando uma série de esforços para conter o avanço das chamas que estão causando vitimas no país. Entre as ações realizadas, está a contratação do DC-10 da “Ten Tanker”, cuja capacidade de 36.000 litros de água fornecerá um desempenho muito significativo no combate ao fogo. O Chile tem uma frota de mais de 60 aeronaves capazes de ajudar no combate a incêndios, mas nenhuma se aproxima ao DC-10 em termos de capacidades.
O McDonnell Douglas DC-10 Air Tanker, é um dos maiores aviões-bombardeiros do mundo, utilizado especialmente em combate aos incêndios florestais. Tem capacidade para transportar até 36.000 litros de água ou líquido retardante, armazenados em três tanques diferentes na parte externa do avião. Se todas as bombas de água em terra estiverem operando, o “Ten Tanker” pode ser completamente recarregado em apenas 15 minutos.
Com dez programas diferentes, são necessários entre 8 e 15 segundos para a aeronave despejar todo o conteúdo com grande eficiência e precisão. Por conta da tecnologia embarcada, aliada a perícia dos tripulantes do “Ten Tanker”, podem ser usadas diferentes abordagens de ataque aos focos de incêndio, dosando a quantidade de líquido despejado conforme a necessidade, em passagens que podem chegar a apenas 60 metros do solo.
Dependendo de como são dosadas as descargas do líquido, em cada passagem o avião pode fazer linhas de contenção de 2,5 quilômetros de comprimento por 1,2 quilômetros de largura aproximadamente.
Esta é a segunda visita do “Ten Tanker” ao Chile, que em 2019 ele também foi contratado para operar nas regiões de Santiago, Concepción e Temuco. Nesse ano, operou a partir do Grupo 10 da Força Aérea Chilena, que usou seus aviões – além da Marinha e do Exército – para guiar a tripulação do DC-10 até os principais focos do incêndio.
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