Está no Brasil o primeiro helicóptero dos Bombeiros do Rio Grande do Sul. A primeira aeronave do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) já está no Brasil. O helicóptero Leonardo AW119Kx Koala pousou na manhã desta sexta-feira (03/02) no Aeroporto Internacional de Macapá (AP), em voo procedente de Caiena, na Guiana Francesa.
Ostentando uma pintura totalmente branca e sem marcas, a aeronave está com a matrícula de fábrica norte-americana N824BM. Quando chegar na capital gaúcha, o Koala do CBMRS será padronizado nas instalações da Aeromot, em Porto Alegre (RS), onde receberá a matrícula nacional PS-COA.
Comandado por pilotos da fábrica, o voo de translado iniciou em 30 de janeiro nos Estados Unidos. Devido as suas características, a aeronave cruzou o sul do território dos EUA e todo o Caribe realizando uma série de escalas técnicas de reabastecimento e pernoite. Pelos próximos dias deverá cruzar todo o Brasil de norte até o sul do país, onde será sua base operacional.
Equipado com modernos aviônicos e sistemas de navegação, o AW119Kx tem autonomia de 02h30min de voo, velocidade de cruzeiro de aproximadamente 245 km/h (máxima 280 km/h) e um raio de ação de de até 500 quilômetros sem necessidade de abastecimento. .
O helicóptero monomotor utilitário Leonardo AW119 Koala tem capacidade para dois pilotos e até seis tripulantes operacionais, ou uma maca em configuração para missões aeromédicas. Possui um guincho lateral para içar bombeiros e vítimas, bem como um gancho de transporte externo sob a fuselagem com capacidade para até 1,2 toneladas. Esse dispositivo possibilita o uso de bambi bucket com capacidade de mil litros de água, adquirido pelo CBMRGS, e que possibilita o combate incêndios florestais.
Os primeiros pilotos-bombeiros do RS, Tenentes-Coronéis Ingo Lüdke e Ricardo Mattei, foram para os Estados Unidos no início de janeiro para treinamento nas instalações da Leonardo USA. Ambos atuavam anteriormente no Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Em 2017 o Corpo de Bombeiros foi desvinculado da Polícia Militar do RS, passando a atuar como órgão independente.
@FFO