ESSEQUIBO: Exército Brasileiro envia mais viaturas e militares para Roraima. O Comando Militar do Oeste do Exército Brasileiro iniciou em 13 de janeiro, o deslocamento estratégico de um esquadrão da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada para Boa Vista (RR), no norte do país. A primeira unidade de marcha, composta por 50 militares, 14 viaturas Guaicurus e outras 18 viaturas de diferentes especificações, partiu do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande (MS).
Essas viaturas, oriundas de diferentes organizações militares, foram concentradas em Campo Grande sob a coordenação do Comando Logístico. Uma vez reunidas, todo o equipamento passou por manutenção preventiva, realizada pelo 9° Batalhão de Manutenção, para assegurar a operacionalidade ao longo dos 2.200 km de deslocamento até Roraima.
O material tem chegada prevista para o dia 18 de janeiro a Porto Velho (RO), de onde seguira com destino a Manaus (AM) por via fluvial, por aproximadamente oito dias, sob coordenação do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia. Em seguida, será realizado o transporte com destino a Boa Vista, onde as viaturas serão incorporadas ao 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado (18° R C Mec).
Nota RFA: o Estado-Maior do Exército (EME) antecipou em cerca de um ano a implantação do 18° R C Mec em Roraima. O motivo é a instabilidade geopolítica na fronteira norte, causada pela decisão de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, de incorporar o território do Essequibo, pertencente à Guiana (clique aqui e leia mais sobre o aumento das tensões entre a Venezuela e Guiana).
@FFO