A Luftforsvaret ou Royal Norwegian Air Force – RNoAF (Real Força Aérea Norueguesa) divulgou nesta segunda-feira (24), imagens dos seus F-16 Fighting Falcon voando ao lado de seis bombardeiros Boeing B-52H Stratofortress da USAF.
A esquadrilha americana “TORE51 FLIGHT”, composta por meia dúzia de B-52H da 5th Bomb Wing, de Minot, Dakota do Norte, chegou no último sábado (22) à Base Aérea RAF Fairford, na Inglaterra. Eles passarão alguns dias cumprindo missões de treinamentos estratégicos com aliados na Europa e África.
A primeira missão dos B-52H na Europa foi com os F-16AM/BM do 331 Squadron, sediado em Bodo AB, o que foi motivo de satisfação para o General Eirik Kristoffersen, Chefe da Defesa da Noruega.
“Estou muito satisfeito que nossos amigos americanos escolheram treinar em conjunto com a nossa força aérea. É importante que eles estejam familiarizados com as condições do nosso país para que possam operar conosco caso necessário”, enfatizou o oficial.
Esta foi a quarta vez neste ano que caças noruegueses realizam voos de treinamento com bombardeiros estratégicos dos EUA. Em junho passado, quatro B-52H Stratofortresses da 5th Bomb Wing conduziram uma missão estratégica de longo alcance para a Europa e Ártico. O vôo envolveu missões no Oceano Ártico e no Mar de Laptev. Na ocasião a Noruega utilizou além dos F-16, os seus F-35 Lightining II. As Força-Tarefas de Bombardeiros estratégicos de longo alcance estão ocorrendo desde 2018. Elas proporcionam familiarização e integração entre os Estados Unidos e os seus aliados da OTAN e nações amigas da região.
6 American B-52 Stratofortress bombers trained together with Norwegian fighters.
Originally tweeted by Luftforsvaret (@Luftforsvaret) on 24 de August de 2020.