Esquadrilha da Fumaça na FIDAE 2022. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como Esquadrilha de Fumaça, confirmou sua presença na 22ª Feira Aeroespacial Internacional FIDAE, que acontecerá de 5 a 10 de abril de 2022 em Santiago do Chile.
O ano de 2022 marca 70 anos de história da “Fumaça”, que hoje está equipada com 12 turboélice de treinamento avançado Embraer A29A/B Super Tucano. O EDA está retornado as apresentações regulares após a suspensão pela pandemia de COVID-19. Seu retorno ao maior evento aeronáutica da América Latina, ocorre após sua última apresentação em 2018, lembrando que a edição 2020 da FIDAE foi cancela.
“Retomar as apresentações aéreas no Brasil e participar de uma feira internacional tão importante como a FIDAE no Chile, significa iniciar nosso 70º ano de atividade cumprindo a missão da Esquadrilha da Fumaça, que é promover a FAB entre nossa gente e estreitar as relações com nossos vizinhos. Apresentações em território nacional e trocas de experiências com Esquadrões de outros países são de extrema importância para a FAB e a Fumaça”, destacou Daniel García Pereira, Tenente Coronel e Comandante da Esquadra da Fumaça.
O Esquadrão conta com 55 acrobacias de alta performance que em 2006 valeram o recorde mundial em voo invertido com 12 aviões. Em 70 anos de história, o EDA já realizou mais de 3.930 demonstrações no Brasil em mais 21 países, sendo o segundo esquadrão de demonstração mais antigo do mundo. O A-29 Super Tucano já superou a marca de 235 demonstrações e será o vetor com o qual a Fumaça atingirá a marca de 4 mil demonstrações, provavelmente, em 2023.
Fonte: FIDAE
@CAS