Esquadrilha Bicolor da FAP recebeu o primeiro GB1 GameBird. A Força Aérea Peruana (FAP) recentemente recebeu o primeiro de dois monomotores acrobáticos Game Composite GB1 GameBird, adquiridos para iniciar a modernização da Esquadrão de Demonstração Aérea “Bicolor”.
A aeronave número “1” (número de construção 0103), chegou ao Peru ostentando a matrícula provisória americana (N500GB), as cores vermelho e branco da Esquadrilha Bicolor e as marcas da Força Aérea Peruana.
Em agosto deste ano, a FAP anunciou que a empresa americana Game Composites venceu a licitação para fornecer duas novas aeronaves acrobáticas GB1 GameBird para a modernização dos “Bicolores”, um investimento de aproximadamente US$ 1,9 milhão. A expectativa é que no total sejam comprados seis GameBirds ao longo dos próximos dois anos.
O GB1 GameBird é uma aeronave acrobática avançada de alto desempenho, construída com 90% de materiais leves e compostos. Equipado modernos aviônicos e um motor Lycoming AEIO-580B1A de 300 cavalos, o GB-1 é capaz de realizar giros rápidos e suportar forças de até 10G, que o torna uma aeronave ideal para manobras acrobáticas de alta precisão.
Desde sua fundação em 2020, o esquadrão de demonstração aérea da FAP utiliza quatro monomotores de origem tcheca Moravan Zlin 242L. A unidade é subordinada ao Grupo Aéreo N°6, cuja sede é a Base Aérea Capitão José Abelardo Quiñonez González, em Chiclayo.
A mudança para o GB-1 marcará um salto de capacidade acrobática dos “Bicolores”, oferecendo desempenho superior para as manobras de alta complexidade que caracterizam suas apresentações.
Com esta evolução, os “Bicolores” da FAP se tornam a segunda Esquadrilha de Demonstração Aérea da América do Sul a utilizar o GB1, depois que os “Halcones” da Força Aérea Chilena também escolheram o GameBird para reequipar seu Esquadrão.
@FFO