O 1º GTT – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), realizou em 09 de dezembro, o primeiro lançamento de paraquedistas na aeronave KC-390 Millennium. Após um ano de operação na Força Aérea Brasileira (FAB), o vetor realizou sua primeira missão de Assalto Aeroterrestre, lançando militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqdt).
O treinamento está sendo feito para o Exercício Operacional Culminating, que será realizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, onde estão previstos lançamentos de tropas paraquedistas brasileira e americana, a partir de aeronaves C-17, C-130J e KC-390. A operação internacional é um simulado de guerra convencional, a qual prepara militares e tripulações para operação em missões de infiltração aérea, visando atuação em localidades de conflito.
O treinamento teve inicio em Anápolis com o Módulo Contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela EMBRAER, para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores da aeronave KC-390 Millennium em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado.
A Bda Inf Pqdt participou do treinamento realizado em Anápolis, com o objetivo de desenvolver a doutrina de lançamento de pessoal nas aeronaves KC-390 para a tropa terrestre. Militares da Brigada Paraquedista, do Rio de Janeiro (RJ), também participarão do Exercício Operacional Culminating.
Como parte deste treinamento, entre 14 e 16 de dezembro, o Esquadrão Zeus deslocou um KC-390 para o lançamento de paraquedistas na ZL – Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ).
Segundo comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Luiz Fernando Rezende Ferraz, esta atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte. “Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira”, concluiu.
Agradecimentos à Edilson Carlos pela colaboração.
@FFO