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Esquadrão Zeus realiza primeiro lançamento de cargas pesadas e por extração

4 de março de 2022
Esquadrão Zeus realiza primeiro lançamento de cargas pesadas e por extração (Fotos: FAB).
Esquadrão Zeus realiza primeiro lançamento de cargas pesadas e por extração (Fotos: FAB).

Esquadrão Zeus realiza primeiro lançamento de cargas pesadas e por extração. O 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) “Esquadrão Zeus”, concluiu em 22/02, os primeiro lançamentos de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com a aeronave KC-390 Millennium, empregando o método CDS (Container Delivery System). A tripulação foi composta por um piloto da EMBRAER e dois pilotos da Unidade Aérea.

A atividade, de cunho contratual, foi realizada em cumprimento ao treinamento tático previsto no OPFM (Operational Familiarization), que também conta com tripulações do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo”, que em breve receberá o KC-390.

A aeronave, matrícula FAB 2857 (recebida recentemente pelo 1º GTT), decolou da Base Aérea de Anápolis (GO) às 08h30 (horário de Brasília), realizando o lançamento CDS de 245 kg de carga na Zona de Lançamento (ZL) Guapó, localizada na cidade de Goiânia (GO).

Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, Major Daniel Souza, falou sobre a importância deste momento para a Força Aérea Brasileira. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa um incremento na operacionalidade do 1º GTT e da FAB, possibilitando a ampliação de nossas capacidades para que possam atuar nos mais diversos cenários”, destacou.

Tripulantes do Esquadrão Zeus, Esquadrão Gordo e Embraer, em frente ao KC-390 (Fotos: FAB).
Tripulantes do Esquadrão Zeus, Esquadrão Gordo e Embraer, em frente ao KC-390 (Fotos: FAB).

KC-390 Millennium

O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, no qual um único mestre de carga (loadmaster) pode executar todas as atividades, reduzindo, assim, a carga de trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.

Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em uma melhor precisão no cumprimento da missão.

Fonte: FAB

@FFO

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