• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Esquadrão Tracajá participa do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2

6 de novembro de 2021
Esquadrão Tracajá participa do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2 (Fotos: Tenente Duarte / FAB).

Esquadrão Tracajá participa do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2. Entre os dias 19 e 24 de outubro, o Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) “Esquadrão Tracajá”, sediado na Base Aérea de Belém (PA), participou do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Além dos monomotores C-98, a unidade contou com o apoio do seu bimotor C-97 Brasília, para o transporte do material e do efetivo envolvido na manobra.

O Exercício tem como objetivo o adestramento dos pilotos de C-98A Grand Caravan, na operação de pousos e decolagens em pistas curtas em localidades que possuam Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro, visando à adaptação dos tripulantes neste tipo de operação, e preparando as equipagens para que o apoio aos pelotões possa ocorrer na melhor condição de disponibilidade e segurança.

C-98A do Esquadrão Tracajá pousando em uma pista de terra (Fotos: Tenente Duarte / FAB).

Para o treinamento, o Esquadrão Tracajá utilizou as pistas não pavimentadas de Tunuí-Cachoeira, Parí-Cachoeira e Maturacá, todas no Estados do Amazonas. Essas localidades estão em regiões de difícil acesso, sendo alcançadas prioritariamente por via aérea. O 7º ETA “Esquadrão Cobra” também participou do treinamento, pois esta unidade também opera no ambiente de selva e presta apoio aos pelotões.

O treinamento em pistas consideradas críticas, muitas vezes curtas e não pavimentadas, é de suma importância para os pilotos do projeto C-98, para que o apoio aos pelotões de fronteira seja seguro e eficaz, e possibilite a oportunidade dos pilotos mais experientes passarem seus ensinamentos aos mais novos, agregando operacionalidade e conhecimento nesse tipo de operação.

Fonte: FAB

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login