Esquadrão Tracajá participa do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2. Entre os dias 19 e 24 de outubro, o Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) “Esquadrão Tracajá”, sediado na Base Aérea de Belém (PA), participou do Exercício Técnico Pista Crítica Fase 2, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Além dos monomotores C-98, a unidade contou com o apoio do seu bimotor C-97 Brasília, para o transporte do material e do efetivo envolvido na manobra.
O Exercício tem como objetivo o adestramento dos pilotos de C-98A Grand Caravan, na operação de pousos e decolagens em pistas curtas em localidades que possuam Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro, visando à adaptação dos tripulantes neste tipo de operação, e preparando as equipagens para que o apoio aos pelotões possa ocorrer na melhor condição de disponibilidade e segurança.
Para o treinamento, o Esquadrão Tracajá utilizou as pistas não pavimentadas de Tunuí-Cachoeira, Parí-Cachoeira e Maturacá, todas no Estados do Amazonas. Essas localidades estão em regiões de difícil acesso, sendo alcançadas prioritariamente por via aérea. O 7º ETA “Esquadrão Cobra” também participou do treinamento, pois esta unidade também opera no ambiente de selva e presta apoio aos pelotões.
O treinamento em pistas consideradas críticas, muitas vezes curtas e não pavimentadas, é de suma importância para os pilotos do projeto C-98, para que o apoio aos pelotões de fronteira seja seguro e eficaz, e possibilite a oportunidade dos pilotos mais experientes passarem seus ensinamentos aos mais novos, agregando operacionalidade e conhecimento nesse tipo de operação.
Fonte: FAB
@FFO