Esquadrão Profeta realizou o controle do tráfego de helicópteros durante a LAAD 2025. O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1°/1° GCC) “Esquadrão Profeta”, unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) instalou um posto avançado de comunicação para o controle de pousos de helicópteros no Riocentro durante a feira de Defesa e Segurança (LAAD 2025), realizada no Rio de Janeiro.
A equipe do Esquadrão Profeta, composta por cerca de 20 militares, instalou os serviços de comunicação de última geração, alocados em um shelter operacional climatizado. O posto de comunicação foi equipado com uma estação de rádio VHF, uma central telefônica para os controladores e outros recursos essenciais.
Foi também instalado um ambiente de videoconferência para permitir uma eficaz comunicação remota entre os controladores e outras autoridades. Para garantir a continuidade das operações, o posto contou com geradores de energia e pontos de rede intraer, assegurando a estabilidade dos serviços mesmo em situações críticas.
Segundo o Comandante do Esquadrão Profeta, Major Aviador Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura, a participação do 1°/1° GCC na LAAD 2025 evidencia a capacidade do Esquadrão em fornecer soluções de comunicação de alta qualidade em ambientes desafiadores e dinâmicos.
“Atuar na LAAD 2025 é uma grande oportunidade para demonstrar a competência e expertise na instalação e manutenção de sistemas de comunicação, viabilizando a operação segura das aeronaves que visitarão a feira. Essa experiência destacou a importância de nossa Unidade para a FAB e para o DECEA, não apenas na execução de tarefas cotidianas, mas também em grandes eventos que exigem precisão e confiabilidade. Sinto um imenso orgulho de todos os militares do Esquadrão Profeta, que, com profissionalismo e comprometimento, são fundamentais para o sucesso desta missão”, pontuou Major Brandello.
Sobre a LAAD
A LAAD Defence & Security é um evento estratégico para o fortalecimento do setor de defesa e segurança, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre empresas, governos e forças militares. Ao longo de sua programação, serão apresentadas novas tecnologias e soluções voltadas para a modernização das Forças Armadas e das instituições de segurança pública.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO