Esquadrão Phoenix alcança a marca de 80 mil horas com P-95 Bandeirulha. O Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAv) “Esquadrão Phoenix” da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea de Canoas (RS), alcançou a expressiva marca de 80.000 horas de voo com aeronaves de patrulha marítima Embraer P-95 “Bandeirulha”. A primeira aeronave foi entregue para o Esquadrão em 15 de fevereiro de 1982.
Este marco ressalta a importância do P-95 em missões essenciais, como patrulha marítima, busca e salvamento (SAR), reconhecimento eletrônico e por Imagens, o que o tornou um pilar fundamental na defesa e proteção dos interesses do País.
“Alcançar as 80.000 horas de voo é uma grande conquista para o Esquadrão Phoenix e para todos que contribuíram para esse resultado. Este marco reflete o compromisso e a dedicação de nossas tripulações, bem como o suporte contínuo das equipes de manutenção, essenciais para garantir a eficiência e a operacionalidade da aeronave ao longo dos anos”, afirmou o Comandante do Esquadrão Phoenix, Tenente-Coronel Nícolas Gomes Moreira.
Desenvolvido a partir do avião de transporte Embraer 110 Bandeirante (C-95), a sua versão de patrulha marítima Emb-111 recebeu a designação militarP-95 e o apelido de “Bandeirulha” (junção das palavras Bandeirante e Patrulha). Com capacidade de operar sob condições meteorológicas e ambientais adversas (como os voos a baixa altura sobre o mar), o P-95 é equipado com avançados sistemas avançados de vigilância e monitoramento marítimo.
As missões realizadas pelos “Bandeirulha” são essenciais para o combate a atividades ilegais, como tráfico de drogas e pesca irregular, reforçando a soberania nacional no mar e apoiando a Marinha do Brasil. Atuando como aeronave SAR os P-95 atuam principalmente na difícil tarefa de localizar pessoas e embarcações em situação de emergência na costa brasileira. Seus sistemas embarcados de Reconhecimento Eletrônico e de Imagens são fundamentais para a coleta de dados estratégicos, ajudando no mapeamento e monitoramento de áreas de interesse.
2º/7º GAv Esquadrão Phoenix
Criado em 11 de setembro de 1981 o 2º/7º GAv Esquadrão Phoenix foi inicialmente sediado na Base Aérea de Florianópolis (SC). Sua principal missão é realizar esclarecimento e monitoramento do tráfego marítimo no litoral brasileiro, especialmente na na Região Sul. Em 2016 o Esquadrão foi transferido para a Base Aérea de Canoas (RS). Referência na operação do P-95 Bandeirulha, atualmente a unidade opera o P-95B e a sua versão modernizada P-95M, que integra os mais avançados sensores e equipamentos de missão.
O marco de 80.000 horas de voo reflete não apenas a excelência operacional do P-95, mas também o comprometimento dos tripulantes de ontem e de hoje do Esquadrão Phoenix, além daqueles que atuaram na parte logística, que garantiram sua manutenção e eficiência ao longo dos anos. Este feito reforça o papel da aeronave como um ativo essencial para a FAB, simbolizando um legado de proteção e soberania ao Brasil.
@FFO