Esquadrão Pampa ultrapassa 100 mil horas voadas com F-5E/F Tiger II. O 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAv) “Esquadrão Pampa” da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrou nesta segunda-feira (18/03) uma marca histórica: 100 mil horas voadas com os caças Northrop F-5E/F Tiger II. Uma cerimônia foi realizada na Base Aérea de Canoas (RS), onde fica a sede do “Catorze”, como é conhecido informalmente o Esquadrão.
Um voo com cinco caças F-5EM/FM e o descerramento de um monumento em frente ao hangar do Esquadrão formalizaram a passagem desta importante marca alcançada pelo “Pampa”, e obtida por pouquíssimas unidades que voam (ou voaram) o “Tiger” pelo mundo.
Utilizando o indicativo de chamada “Esquadrão Pampa”, o voo comemorativo reuniu um F-5FM (FAB 4810) e quatro F-5EM (4860, 4861, 4825 e 4877). O líder da Esquadrilha foi o Comandante do 1º/14º GAV, Ten Cel Av Andre Navarro de Lima Guimarães, que voou o F-5FM acompanhando no assento traseiro pelo Comandante do V Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major Brigadeiro do Ar Vincent Dang. Os Alas foram o Cap Av Vinícius Ticianelli, o Cap Av Roberto Moura Belini, o Maj Av Flávio Gonçalves De Souza e o Cap Av André Freitas Freire.
No exato momento do voo no qual foram ultrapassadas as 100 mil horas, o Comandante do 1º/14º GAV, Ten Cel Av Navarro, falou no radio do seu F-5: “Neste momento, o Esquadrão Pampa atinge a notável marca de 100 mil horas voadas em aeronaves F-5. Este feito ímpar foi possível graças ao esforço e dedicação de todos, pilotos, mantenedores, controladores e apoio administrativo, de ontem e de hoje, que, com seu trabalho, muitas vezes silencioso, fizeram e fazem deste Esquadrão o que ele é. E que venham muitas mais horas voadas pelo 1º/14º GAV. À Caça! Pampa!”, declarou.
Após o pouso, os pilotos foram recebidos pelo Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues, pelo efetivo do Esquadrão Pampa, por familiares, pela Banda de Música da BACO, imprensa, spotters e convidados. Depois todos se dirigiram até a frente do histórico hangar do “Catorze”, onde foi inaugurado o monumento alusivo às 100 mil horas de F-5 do Esquadrão Pampa.
Os primeiros F-5E do 1º/14º GAv pousaram na Base Aérea de Canoas em 26 de novembro de 1976, com o objetivo de substituir os então envelhecidos Lockheed AT-33A Thunderbird. Eram doze aeronaves oriundas do primeiro lote encomendado pela Força Aérea Brasileira diretamente do fabricante norte-americano.
Desde então, os pioneiros caçadores do “Catorze” começaram a contabilizar suas horas de voo nos “Tiger”, chegando a expressiva marca ultrapassada nesta segunda-feira, quando os avançados F-5M (modernizados) cumpriram mais um dia na sua rotina principal, defender os céus do sul do País.
Parabéns Pampa!
@FFO