Esquadrão Pacau será reativado em Anápolis com F-39 Gripen E. O Estado Maior da Aeronáutica (EMAER) recentemente emitiu uma portaria ordenando o início dos estudos de viabilidade para a reativação do Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1º/4º GAV) “Esquadrão Pacau” na Base Aérea de Anápolis (GO). A unidade foi desativada em 17 de dezembro de 2021, quando operava caças F-5EM na Base Aérea de Manaus (AM).
Na época da desativação da Unidade, em dezembro de 2021, falamos sobre a expectativa do ressurgimento do “Pacau” em Anápolis, como o segundo Esquadrão F-39 Gripen E da FAB, fato que agora parece estar se concretizando. As informações não oficiais são que o 1º/4º GAV ficará responsável por missões ar-solo, enquanto o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, atualmente operando o F-39E, cumprirá apenas missões de defesa e superioridade aérea.
A Portaria EMAER:
I – GRUPO DE TRABALHO – CONSTITUI
PORTARIA EMAER Nº 10/6SC2, DE 5 DE MARÇO DE 2024.
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos XVIII do Art. 4º e II do Art. 20 do ROCA 20-5 “Regulamento do Estado-Maior da Aeronáutica”, aprovado pela Portaria GABAER nº 552/GC3, de 28 de agosto de 2023, resolve:
Art. 1º Constituir Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de elaborar uma Diretriz de ativação do Núcleo do 1°/4° GAV na Base Aérea de Anápolis (BAAN) no dia 29 de julho de 2024.
A história do 1º/4º GAV – Esquadrão Pacau
Criado pelo decreto-lei 22.802 de 24 de março de 1947, o 1°/4° GAV nasceu como unidade de bombardeio e formação de pilotos de ataque, equipado com os Lockheed A-28A Hudson e North-American B-25J Mitchell, sendo ativado a partir de 29 de julho do mesmo ano em Fortaleza.
Em 1951 os A-28 foram desativados. Em 07 de dezembro de 1956 foi à vez dos B-25J, transferidos para o 2°/5° GAV, em Natal, que por sua vez, num “troca-troca”, transferiu seus Republic P-47D Thunderbolt para Fortaleza, transformando o 1°/4° GAV em uma unidade de caça com a missão de formar os novos pilotos. Foi então que a unidade herdou o famoso código rádio “Pacau”, que havia pertencido ao 3°/1° GAVCA e do 2°/5° GAV, bem como surgiu a igualmente famosa bolacha do bulldog “Tetéu”, desenhada pelo Cel.-Av. Camisão.
Foram tempos efervescentes em Fortaleza, pois além do P-47, o Esquadrão recebeu em 10 de dezembro daquele ano os primeiros Lockheed T-33A Thunderbird, inaugurando a era a jato na unidade. No ano seguinte, os P-47, já sem suprimento, acabam desativados e a formação dos aspirantes passou a ser realizada em aeronaves T-6D/G Texan.
A situação só seria normalizada em 1958 com a instrução sendo feita exclusivamente nos T-33A, que a partir de 17 de maio, ganham a companhia dos Lockheed F-80C Shooting Star, sendo o único a operar esse caça na FAB. Em 1967 os F-80C são desativados, dando lugar aos AT-33A, versão armada do T-33A adquirida em 1966 pela FAB junto aos estoques da USAF. O AT-33 permanece na ativa até abril de 1973, quando foi substituído pelos AT-26 Xavante, uma aeronave ímpar em sua história e que ajudou a consolidar o título de “Sorbonne da Caça”, ganho pela unidade pela dedicação na formação de pilotos e líderes para Aviação de Caça.
Em 09 de janeiro de 2002, o 1°/4° GAV trocou Fortaleza por Natal. Foi na Base Aérea de Natal que, em 2006, a unidade recebeu oito Atlas Impala Mk.2 (AT-26A na FAB), provenientes de um lote de 22 Atlas MB-326K Impala Mk.1 e Mk.2 adquiridos da África do Sul em 2005. O AT-26A teve uma vida efêmera, pois devido a problemas técnicos, foram desativadas em 2008.
Com a desativação dos AT-26 no 2°/5° GAV em dezembro de 2004, o 1°/4° GAV passou a ser o último reduto dos Xavantes na FAB, cabendo a ele a honra de sua desativação operacional. Após 37 anos de operação com o Xavante e mais de 270 mil horas de voo na unidade, finalmente, a 03 de dezembro de 2010 os AT-26 davam adeus ao “Pacau”, abrindo caminho para a era supersônica com os F-5EM e uma nova mudança de sede.
Em 15 de dezembro de 2010 a Unidade é ativada na Base Aérea de Manaus (AM) com os F-5EM, passando a integrar a primeira linha de caça da FAB. O 1°/4° GAV possuía três esquadrilhas operacionais: Copas, Espadas e Paus. Subordinado operacionalmente ao COMPREP, o “Pacau” era responsável pela 4ª Região de Defesa Aérea (RDA-4), cumprindo missões de defesa e superioridade aérea, inclusive mantendo um ALEDA 24 horas nos 365 dias do ano. Em 17 de dezembro de 2021 o 1°/4° GAV foi desativado e seus F-5EM distribuídos entre as outras Unidades de Caça da FAB.
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