Esquadrão Onça realizou Evacuação Aeromédica na Bolívia. O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) “Esquadrão Onça” da Força Aérea Brasileira (FAB) deslocou um dos seus C-105A Amazonas para cumprir uma missão internacional de Evacuação Aeromédica (EVAM) de La Paz, na Bolívia, para o Rio de Janeiro (RJ).
Comandada pelo Capitão Aviador Vitor Graeff Pilotto do 1º/15º GAV, a aeronave, matrícula FAB 2810, voou de Campo Grande (MS) até La Paz, com o objetivo de transportar uma criança boliviana com 1 ano de idade com graves problemas cardíacos para tratamento em uma unidade hospitalar no Rio de Janeiro (RJ).
Para essa missão especial, a tripulação do C-105A foi composta por seis militares do Esquadrão Onça e cinco membros da equipe médica do Grupo de Saúde de Campo Grande (GSAU-CG) e do Hospital Central da Aeronáutica (HCA). A aeronave recebeu uma UTI foi a bordo para garantir o transporte seguro da criança até o Rio de Janeiro.
Além do GSAU-CG e HCA, a missão contou com o apoio e suporte da Chefe de Gabinete da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Brigadeiro Médica Ericka Rabello Galhardi, do Adido Aeronáutico na Bolívia, Coronel Aviador Marcos Afonso De Carvalho Quintella e do Comandante da Base Aérea do Galeão (RJ), Coronel Aviador Fabio Ferreira Silva.
“Mesmo com o desafio de 12 horas com o paciente a bordo, foi extremamente gratificante participar dessa enorme mobilização que envolveu um trabalho conjunto entre a equipe médica boliviana que atendeu o paciente na internação, adidos militares na Bolívia, UTI Aérea Brasília, GSAU-CG, Esquadrão Onça e HCA”, disse a Major Médica do HCA, Ana Maria Da Trindade Castello Branco.
Fonte: FAB
@FFO