Esquadrão Onça realiza primeiro ressuprimento aéreo real para tropas do Exército em Roraima. O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV) – Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande (MS), realizou a primeira Operação de Ressuprimento Aéreo real com seus bimotores C-105 Amazonas. A missão foi realizada para o Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro, localizado no Aeródromo de Surucucu, em Alto Alegre (RR).
Os voos ocorreram entre os dias 25 e 28 de novembro, com o lançamento de seis toneladas de suprimentos às tropas militares sediadas na localidade. “Por meio desse suporte, será possível mantermos as atividades de segurança e vigilância das nossas fronteiras, salvaguardando os interesses nacionais e contribuindo para a garantia da soberania nacional”, pontuou o Comandante do Quarto Pelotão Especial de Fronteira, Tenente Tanaka.
O Comandante do 1°/15° Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Aviador Tito Livio Lúcio Alencar de Andrade, disse que espera chegar ao final do último dia com o objetivo completamente cumprido. “O emprego real com eficiência, segurança e precisão, nada mais é do que o resultado de muito treinamento e um fiel cumprimento das táticas, técnicas e procedimentos estabelecidos e só comprova o elevado grau de prontidão e adestramento das equipagens envolvidas”, declarou o Oficial.
O Capitão Aviador Renê Luiz Pereira da Costa, comandante da aeronave, diz se sentir honrado em fazer parte da missão. “A tripulação teve a oportunidade de utilizar todo o conhecimento operacional e técnico adquirido na Avaliação Operacional (AVAOP) e aplicar a recém-adquirida capacidade de emprego do C-105”, comemorou.
“Como brasileiro, sinto orgulho de poder colaborar com a prossecução da presença do Exército nas fronteiras de nossa terra”, complementou o Tenente Aviador Isaac Luiz Matias de Santana, do Esquadrão Onça.
Técnicas operacionais otimizadas para o lançamento de cargas
Em julho de 2022, o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) conduziu na Base Aérea de Campo Grande (BACG), em Mato Grosso do Sul, a Avaliação Operacional (AVAOP) do sistema eletrônico de lançamento do projeto C-105 Amazonas, com o objetivo de desenvolver técnicas operacionais otimizadas para o lançamento de cargas do tipo Heavy (pesada, por extração) e CDS (Container Delivery System), além da determinação dos parâmetros balísticos do paraquedas T-10 para uso no referido sistema.
Como resultado dessa AVAOP, capitaneada pelo Comando de Preparo (COMPREP) e com um trabalho sinérgico da Base Aérea de Campo Grande, do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) e do 1°/15° GAV, foi implementada uma nova capacidade operacional de emprego para as tripulações do C-105 Amazonas.
Segundo o Capitão Engenheiro Dymitri Cardoso Leão, Instrutor da referida AVAOP, a avaliação operacional do Ponto de Lançamento Calculado (CARP – Computed Air Release Point) do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS – Flight Management System) da aeronave C-105, a primeira realizada com o 1º/15º GAV, foi de suma importância para aprimorar os conhecimentos do IAOp sobre a doutrina de lançamento de carga. “Essa avaliação permitiu o desenvolvimento de técnicas otimizadas que se mostraram robustas e capazes de ampliar a acurácia e precisão do lançamento de cargas de forma sistemática, de modo a contribuir sobremaneira para o cumprimento das missões de ressuprimento aéreo de forma eficaz”, frisou.
A partir do resultado positivo desta avaliação, e uma vez implementadas as recomendações estabelecidas pelo IAOP, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), acionou o Esquadrão Onça, com o objetivo de cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo na área do 4º Pelotão Especial de Fronteira.
Tendo em vista a complexidade da operação, diversas Organizações Militares estiveram envolvidas no planejamento e execução. O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, Esquadrão operador na região, foi representado por um piloto, Capitão Aviador Marcus Vinicius Fernandes Portal da Silva, com o objetivo de orientar e compartilhar sua experiência na região da Amazônia.
A Base Aérea de Campo Grande participou com todo o material logístico necessário ao lançamento aéreo, e com militares, que foram chefiados pelo Tenente Aviador Gabriel Ramirez Pina, nas equipes de dobragem de paraquedas e montagem da carga, reforçados pelo apoio dos militares da 3ª Companhia de Forças Especiais e do 4º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) do Exército Brasileiro. A Base Aérea de Boa Vista (BABV), local que sediou as atividades de preparação das cargas, participou com o C-98 Caravan e forneceu todo o suporte operacional para o desencadeamento das surtidas.
Fonte: FAB
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