O novo Esquadrão de Transporte Aéreo Conjunto Multinacional de C-130 Hercules, que está sendo formado pela França e Alemanha, deverá atingir sua Capacidade Operacional Inicial (COI) em 1º de setembro.
Os quatro Lockheed C-130J da Armée de l’Air et de l’Espace da França (AAE) destinados para o novo Esquadrão Multinacional, encontram-se estacionados na Base Aérea 123, em Orléans-Bricy, aguardando a mudança para Évreux, na Normandia, onde será baseada a nova unidade de transporte franco-alemã.
Dez Hércules deverão compor o novo Esquadrão de Évreux, onde está sendo construído um hangar que comportará três aeronaves em manutenção simultaneamente. As equipes de apoio inicial da Alemanha, deverão se mudar para Évreux em abril, enquanto os franceses chegarão em julho. Os tripulantes técnicos e staff administrativo deverão chegar em agosto, e até o final do ano cerca de 130 funcionários, entre militares e civis, de ambos países estarão compondo a Unidade Multinacional.
O Esquadrão de Évreux será responsável pelo transporte aéreo e missões de reabastecimento em voo do Comando de Transporte Aéreo Europeu (EATC), sediado em Eindhoven, Holanda, além de suprir necessidades das forças aéreas da França e Alemanha.
O Esquadrão deverá ser composto por quatro Hércules franceses (dois C-130J e dois KC-130J), e seis novos Hércules alemães (três C-130J e três KC-130J), que serão recebidos à partir de fevereiro de 2022, a uma taxa de um a cada seis meses, com o último chegando em 2024, quando o esquadrão atingirá a sua plena capacidade operacional.
@FFO