• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Esquadrão Joker celebra 70 anos com pintura especial

15 de setembro de 2023
Esquadrão Joker celebra 70 anos com pintura especial (Foto: Redes Sociais).
Esquadrão Joker celebra 70 anos com pintura especial (Foto: Redes Sociais).

Esquadrão Joker celebra 70 anos com pintura especial. Para celebrar os seus 70 anos, o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação – 2º/5º GAv “Esquadrão Joker”, da Força Aérea Brasileira (FAB), aplicou uma pintura especial em um dos seus Embraer A-29 Super Tucanos.

A aeronave, matrícula FAB 5915, recebeu um desenho estilizado da bolacha “s… ch… chega!”, símbolo da Unidade dedicada a formar os pilotos de caça da FAB. Além da velha avestruz e seu aluno novinho, o adereço traz as cores verde e amarelo, os naipes das esquadrilhas que compõem o 2º/5º GAV, a seta com cruzeiro do sul, símbolos da caça na FAB, e os 70 anos de um lado, e no outro a marca de 100 mil horas de voo da Unidade.

Esquadrão Joker celebra 70 anos com pintura especial (Foto: Redes Sociais).
Esquadrão Joker celebra 70 anos com pintura especial (Foto: Redes Sociais).

O 2º/5º GAv foi oficialmente ativado em 17 de setembro de 1953, com uma frota de caças Republic F-47 Thunderbolt na Base Aérea de Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN). Em um período de oito anos, entre 1956 e 1964, a Unidade operou bombardeiros North American B-25J Mitchell, Douglas B-26B/C Invader, jatos Morane Saulnier MS.760 Paris, North American T-6G Texan e Beechcraft TC-45T.

Em 24 de fevereiro de 1970 o 2º/5º GAV foi desativada temporariamente, até ressurgir em 20 de outubro de 1980 com a reativação do 5º Grupo de Aviação. A partir de 1º de janeiro de 1981 o 2º/5º GAv foi dotado com os Embraer AT-26 Xavante e o efetivo do então 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) “Esquadrão Joker”, para de ministrar a instrução básica de pilotos de jato.

Em 1983 o 2º/5º GAV foi transformado em Unidade de Caça, ocasião que voltou a utilizar o antigo emblema do “s… ch… chega!”, mantendo o código-rádio “Joker”. A Unidade operou com os AT-26 Xavante até o dia 1º de dezembro de 2004, quando foram transferidos para o 1º/4º GAV, também baseado em Natal. Em seu lugar, o Joker passou a operar com os modernos Embraer A-29B Super Tucano, aeronaves atualmente utilizadas para o treinamento avançado e formação dos pilotos de caça da FAB.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login