Esquadrão HU-51 de Rio Grande (RS), incorporou o primeiro Super Cougar. Neste sábado (26/03) o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51) da Marinha do Brasil (MB), incorporou oficialmente o primeiro helicóptero UH-15 Super Cougar. A cerimônia de recebimento do comando operativo da aeronave foi realizada pelo 5º Distrito Naval, na sede da unidade de aviação localizada na ilha do Terrapleno, onde está a Base de Aviação Naval do Rio Grande (RS).
A partir de hoje, até o mês de setembro, o HU-51 “Esquadrão Albatroz” passa a contar com o UH-15, N-7108, repassado pelo HU-2 de São Pedro da Aldeia (RJ). Conforme noticiamos na época, esta aeronave foi entregue pela fabricante Helibras em 29 de junho do ano passado.
Desde o seu estabelecimento em 1998, o HU-51 sempre foi dotado com helicópteros Helibras HB350B Esquilo, designados militarmente como UH-12. Atualmente a frota do HU-51 possui três unidades, matriculados N-7050, N-7051 e N-7054, e agora – temporariamente – com o UH-15 N-7108.
O “Esquadrão Albatroz” é responsável por operações de patrulhas fluviais, fiscalização de embarcações, pesca ilegal, Busca e Salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM),apoio à desastres naturais, ligação e observação, apoio logístico, transporte de tropas, apoio aos Fuzileiros Navais, operações especiais, bem como reconhecimento armado e ataque aéreo. A partir de agora o HU-51 conta com um reforço importante para o cumprimento das suas missões, especialmente nas operações de busca e salvamento (SAR).
@FFO