Esquadrão HU-51 “Albatroz” da Marinha completa 23 anos. No último 25 de junho, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51) da Marinha do Brasil (MB), completou 23 anos de criação. Sediado na cidade do Rio Grande (RS), a unidade utiliza as antigas instalações da Base de Aviação Naval do Rio Grande, na Ilha do Terrapleno.
O Esquadrão HU-51 é a unidade da Aviação Naval localizada mais ao austral do território brasileiro. Por esse motivo, adotou como símbolo o Albatroz, uma ave marinha típica das baixas latitudes do Atlântico sul. De grande envergadura, solitário e altamente resistente ao severo ambiente que vive, o Albatroz tem como uma das suas principais características a capacidade de realizar longos voos planados em alto mar, muitas vezes acompanhando as ondulações do oceano.
O Esquadrão Albatroz da Marinha do Brasil é dotado com helicópteros de fabricação nacional Helibras HB350B Esquilo, designados militarmente como UH-12. Atualmente a frota do HU-51 opera três unidades, matriculados N-7050, N-7051 e N-7054. Como curiosidade, o “Albatroz 50” (N-7050) foi o primeiro helicóptero UH-12 entregue pela Helibras à Marinha do Brasil, em 1979. Nesses quase 42 anos de operação, essa aeronave é o símbolo do alto padrão da manutenção da aviação naval brasileira, especialmente pelos técnicos do HU-51 no Rio Grande. A unidade é subordinada ao Diretoria de Aviação Naval.
Responsável por diversos tipos de missões na região sul do Brasil, ou em qualquer local em que for solicitado, o HU-51 realiza operações de patrulhas fluviais, fiscalização de embarcações, pesca ilegal, Busca e Salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM),apoio à desastres naturais, ligação e observação, apoio logístico, transporte de tropas, apoio aos Fuzileiros Navais, operações especiais, bem como reconhecimento armado e ataque aéreo. Desta forma, o Esquadrão HU-51 da Marinha do Brasil, faz jus ao seu lema:
“ALBATROZ, AS ASAS DA MARINHA NO SUL”.
@FFO