Esquadrão HSM-79 da US Navy estabeleceu destacamento na Espanha. O Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 79 “Griffins”, da Marinha dos Estados Unidos (USN), estabeleceu um destacamento na Estação Naval de Rota, na Espanha. Esta é a primeira vez que um Esquadrão HSM é estacionado na NAS Rota.
Uma cerimônia para a ativação do destacamento foi realizada no dia 16 de junho, em Rota, com a presença do Contra-Almirante John F. Meier, Comandante da Naval Air Force Atlantic, ao lado do Commander Brett Elko, Comandante do HSM-79, e do Commander Nikolas Rongers, Diretor Executivo do HSM-79.
“O estabelecimento da presença europeia do HSM-79 exemplifica nosso compromisso com nossos aliados e parceiros, e estabelece forças de helicópteros navais prontas para apoiar nossa defesa coletiva em uma região vital do mundo. Meu encargo para todos vocês é manter e fortalecer a dissuasão, enquanto estão preparados para prevalecer no conflito, se necessário. Tenho a maior confiança no sucesso deste destacamento”, disse o Contra-Almirante Meier.
Os “Griffins” operam com helicópteros MH-60R, que é capaz de realizar várias missões, incluindo guerra anti-submarino, anti-superfície, reabastecimento vertical, busca e salvamento, ajuda humanitária e operações de evacuação médica.
O HSM-79 aumentará a capacidade do Forward Naval Forces-Europe (FDNF-E), fornecendo suporte aos destróieres de mísseis guiados estacionados em Rota. Os helicópteros aprimoram as capacidades dos navios, aumentando o alcance e a mobilidade para o combate.
A força de contratorpedeiros FDNF-E, Comandada pelo Commander, Task Force 65 e Destroyer Squadron 60, inclui o USS Arleigh Burke (DDG 51), USS Porter (DDG 78), USS Roosevelt (DDG 80) e USS Ross (DDG 71). O USS Paul Ignatius (DDG 117) está programado para se reunir à força em apoio ao plano de longo prazo da Marinha dos EUA de girar gradualmente os destróieres baseados em Rota.
Em 2016, o HSM-79 “Griffins” adotou o nome de dois antigos Esquadrões embarcados com foco na guerra anti-submarino, o Helicopter Anti-Submarine Squadron (HS) 9 “Sea Griffins” e o Sea Control Squadron (VS) 38 “Red Griffins”.
A NAS Rota é uma instalação militar estrategicamente localizada que fornece suporte operacional e logístico a todas as forças dos Estados Unidos e da OTAN, na área de responsabilidade do Comando Europeu dos Estados Unidos (USEUCOM) e da área de operações das U.S. Naval Forces Europe.