Esquadrão Gordo realiza ressuprimento aéreo de tropa do Exército em Roraima. O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) “Esquadrão Gordo” da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), foi acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para uma operação de ressuprimento aéreo do Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro, localizado no aeródromo de Surucucu, município de Alto Alegre (RR).
A operação ocorreu entre os dias 09 e 15/01, e totalizou aproximadamente 25 toneladas de suprimentos entregues pelo KC-390, matrícula FAB 2857, do 1º/1º GT às tropas militares sediadas na localidade. Foram lançados pelos tripulantes do “Gordo” suprimentos como víveres, material de construção, entre outros.
Para o Comandante do KC-390, Major Aviador Romulo dos Santos Pinto, é motivo de muita alegria poder cumprir essa missão. “Ao lançar esses materiais, não apenas ajudamos a garantir o bem-estar dos militares nas regiões fronteiriças, mas também reafirmamos nosso compromisso de proteger e servir nosso país. O sucesso só foi possível devido o planejamento cuidadoso, treinamento rigoroso e a dedicação de nossas equipagens”, frisou.
Sistema de Lançamento
O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde o mestre de carga pode gerenciar todas as atividades, reduzindo assim o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP – Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão.
@FFO