Esquadrão Gordo realiza lançamento de carga na Antártida. Um C-130 Hércules do 1º/1º GT “Esquadrão Gordo” da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou Na sexta-feira (13/05), o lançamento de oito cargas do tipo CDS (Container Delivery System), totalizando aproximadamente 1.300 kg de víveres e materiais essenciais para abastecer a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George.
Os voos de ressuprimento aéreo do Esquadrão Gordo integram a Operação Antártica (OPERANTAR), e envolvem um planejamento minucioso baseado na meteorologia reinante no local, para que os lançamentos possam ocorrer nas janelas disponíveis na zona de lançamento da Estação Ferraz. Além das restrições da meteorologia, a área onde situa-se a EACF é bastante montanhosa, o que apresenta mais um desafio para os tripulantes.
Por isso, a aplicação correta da técnica de lançamento no método CDS requer perícia da tripulação para garantir a presença do país no continente gelado, por meio do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Para essa missão, o C-130M FAB 2477, decolou do Rio de Janeiro (RJ) com 12 tripulantes, dentre pilotos, mecânicos, mestres de carga e mestres de lançamento. “A missão no continente antártico tem características únicas encontradas nesta região: as condições meteorológicas complexas e as baixas temperaturas as quais são submetidas suas tripulações e a aeronave. A robustez do C-130 associada ao treinamento de suas tripulações possibilita o voo em segurança para realizar o ressuprimento da Estação, um a vez que o acesso marítimo se encontra inviabilizado pelas condições impostas pelo inverno no hemisfério sul”, explicou um dos pilotos, Capitão Leonardo Pacheco Martins da Silva.
Ao lado da Major Joyce de Souza Conceição, a Capitão Naiara de Senna Pereira conduziu a aeronave na missão e falou sobre a honra de participar da 40ª OPERANTAR. “Para mim é uma satisfação muito grande poder contribuir com as operações do PROANTAR, ressuprindo a Estação Antártica Comandante Ferraz e fazendo diferença na vida desses militares que mantém a presença brasileira neste local tão inóspito e isolado”, pontuou.
Esquadrão Gordo
O Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte logístico, o Lockheed C-130 Hércules, e em março de 2022 recebeu as duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium. O 1º/1º GT fica sediado na Base Aérea do Galeão (RJ) e é a única unidade da FAB habilitada para realizar as missões para o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Durante o inverno antártico, quando as águas congelam no entorno da Baía do Almirantado, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamentos aéreos realizados pelos C-130 Hércules do Esquadrão Gordo.
Major Joyce de Souza Conceição e Capitão Naiara de Senna Pereira voando o Gordo 77 na Antártida (Fotos: FAB).
O EACF localiza-se na península Antártica e permanece guarnecida o ano inteiro. É responsável pelo desenvolvimento de diversas pesquisas, dentre elas, a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer. Durante o inverno, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamento aéreo, com apoio do 1º/1º GT.
Fonte: FAB
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO