• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Esquadrão Gordo incorpora oficialmente os dois primeiros KC-390

26 de março de 2022
Esquadrão Gordo incorpora oficialmente os dois primeiros KC-390 (Fotos: FAB).
Esquadrão Gordo incorpora oficialmente os dois primeiros KC-390 (Fotos: FAB).

Esquadrão Gordo incorpora oficialmente os dois primeiros KC-390. O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo” da Força Aérea Brasileira (FAB) incorporou oficialmente seus dois primeiros Embraer KC-390 Millennium ontem (25/03), durante a cerimônia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, realizada na Base Aérea do Galeão (RJ), sede da Unidade. O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, além de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores, dentre outras autoridades civis e militares.

O Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar as aeronaves de transporte logístico Lockheed C-130 Hércules. Com a chegada dos novos jatos, o 1º/1º GT se prepara, ainda mais, para cumprir a sua missão de lançar, suprir e resgatar.

Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e demais autoridades no evento (Fotos: FAB).
Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e demais autoridades no evento (Fotos: FAB).

Na oportunidade, o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento da aeronave pelo 1º/1º GT é uma nova fase da implantação do KC-390. “Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e agora é recebido aqui no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Agora, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente”, pontuou.

Esquadrão Gordo incorpora oficialmente os dois primeiros KC-390 (Fotos: FAB).

O Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, também comentou o recebimento das novas aeronaves. “Hoje é um dia histórico. Eu achei a frase do vídeo que foi exibido hoje perfeita: o legado e o futuro trabalhando juntos, lançando, suprindo, resgatando, dois vetores, uma só missão”, parafraseou.

Batismo do "Gordo 57" já ostentando o escudo do 1º/º GT (Fotos: FAB).
Batismo do “Gordo 57” já ostentando o escudo do 1º/º GT (Fotos: FAB).

Por sua vez, o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Iorio Arruzzo, comemorou a chegada dos dois novos cargueiros. “Veio para ampliar as capacidades que a nossa Unidade já tinha com a aeronaves C-130. Com isso, teremos maior capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior”, ressaltou.

Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e demais autoridades em frente ao KC-390 do "Gordo" (Fotos: FAB).
Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e demais autoridades em frente ao KC-390 do “Gordo” (Fotos: FAB).

KC-390 Millenium

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul. Ele tem a capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi projetado para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

Fonte: FAB

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login