Esquadrão Gordo da FAB recebe medalha do governo chileno. O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1ºGT) – Esquadrão Gordo da Força Aérea Brasileira (FAB), foi homenageado pelo governo do Chile com a “Medalla Bicentenario del Ministerio de Defensa”, em reconhecimento ao apoio prestado no combate aos incêndios florestais ocorridos no início deste ano no país. A cerimônia aconteceu na terça-feira (01/08), na Embaixada Chilena em Brasília (DF).
Entre os dias 09/02 e 02/03 deste ano, o 1º/1ºGT destacou 25 militares e um C-130M Hércules equipado com o sistema MAFFS (Modular Airborne Fire Fighting System), para atuar no combate aos incêndios florestais no Chile. No período foram lançados aproximadamente 636 mil litros de água em cerca de 40 horas de voo.
O Comandante da missão, Major Aviador Leonardo Pacheco Martins da Silva, um dos representantes do Esquadrão Gordo na cerimônia, pontuou ser uma honra receber essa medalha. “É uma honra poder representar a Força Aérea Brasileira e a Unidade Aérea neste momento de reconhecimento por participar de missão tão nobre. Com certeza demos a nossa contribuição para diminuir os incêndios que atingiram o Chile no início desse ano, assim como tivemos uma grande oportunidade de intercâmbio e aprendizado. Sentimo-nos felizes pela missão cumprida e pela homenagem recebida”, declarou.
A “Medalla Bicentenario del Ministerio de Defensa Nacional” é uma condecoração chilena instituída para comemorar os 200 anos da independência do país. Essa medalha é concedida pelo Ministério da Defesa Nacional do Chile em reconhecimento a serviços excepcionais, méritos ou contribuições significativas para as Forças Armadas e a defesa do país.
Os graves incêndios florestais no Chile deixaram neste ano, quase seis mil desabrigados, além de aproximadamente 20 mortos e 1.500 residências destruídas.
Fonte: FAB
@FFO