Esquadrão Falcão resgata tripulante de navio mercante em alto mar. Na quinta-feira (04/11), um helicóptero H-36 Caracal do 1º/8º GAV – Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN), decolou para cumprir uma missão de resgate em alto mar. A equipe foi acionada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) de Recife (PE), responsável por missões de Busca e Salvamento na região Nordeste.
De acordo com o chamado, um tripulante do navio mercante Kinesis, sofreu um acidente a bordo, ocasionando fraturas nos membros inferiores. A embarcação estava navegando com destino aos Estados Unidos da América (EUA), e no momento do resgate estava distante 40 milhas náuticas (aproximadamente 75 Km) da costa, na altura do Recife (PE).
A missão foi cumprida pelo “Falcão 12” (FAB 8912), que decolou da Base Aérea de Natal às 09h12 (horário de Brasília), em direção ao ponto indicado da embarcação. Para resgatar o tripulante do navio, os pilotos do H-36 realizaram um voo pairado sobre o navio, para que o paciente fosse içado na maca pela equipe SAR. No interior da aeronave, o tripulante recebeu os primeiros atendimentos da equipe de saúde, e o voo de retorno foi direto para a Base Aérea do Recife, onde pousou às 11h17.
O sucesso das operações de resgate está atrelada à pronta resposta do Esquadrão a partir do acionamento para a missão. “O tempo em cena foi bastante curto devido à sinergia e ao preparo de cada militar do Esquadrão”, pontuou o comandante da aeronave do 1º/8º GAV, Capitão Aviador Andrey Araújo Moulin.
O Operador de equipamentos do Esquadrão Falcão, Capitão de Armamento Jailson da Silva Neves, falou sobre a a satisfação de fazer a ação. “É uma grande satisfação saber que o nosso Esquadrão tem a capacidade de atender com profissionalismo os anseios da sociedade brasileira”, destacou.
Atuando em seu primeiro resgate, como segundo piloto, o Tenente Aviador Rodrigo Luiz Rigo Moutinho realizou um sonho. “Hoje tenho a certeza de que fiz a escolha certa, ajudar ao próximo, dando a ele o fôlego de vida e a chance de viver mais um dia. É muito gratificante, sinto-me privilegiado em fazer parte desse seleto grupo dos que fazem do seu trabalho a vida dos outros”, finalizou.
Após o salvamento, o paciente foi entregue à equipe em solo que o aguardava em uma ambulância do SAMU, coordenado pela Marinha do Brasil, e em seguida, foi encaminhado ao Hospital Esperança, em Recife, para atendimento especializado.
Fonte: FAB
@FFO