Esquadrão Falcão da FAB realiza EVAM em navio mercante estrangeiro. Em 22 de fevereiro, militares do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), no Pará, foram acionados, pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (SALVAERO-AZ) para atender um chamado de emergência no navio MV Silver Nova, de bandeira das Ilhas Bahamas. Um tripulante filipino se feriu gravemente em um acidente na sala de máquinas, e necessitava de atendimentos especializados.
A vítima recebeu os primeiros socorros da própria equipe médica a bordo do MV Silver Nova, que realizava a travessia no Oceano Atlântico. O pedido de socorro foi emitido enquanto navegava aproximadamente a 138 milhas náuticas (255 quilômetros) da cidade de Belém (PA).
A Evacuação Aeromédica (EVAM) foi realizada por um helicóptero H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) “Esquadrão Falcão”, sediado na Base Aérea de Natal (RN). A aeronave estava em missão na cidade de Marabá (PA), e foi deslocada para Base Aérea de Belém (PA), onde embarcou a equipe médica antes de seguir rumo ao navio MV Silver Nova.
Durante os 45 minutos do voo de retorno para Belém, o Tenente Médico Samuel Ximenes Feijão e o Suboficial Especialista em Serviços de Enfermagem Zedson Alves da Rocha foram responsáveis pelo suporte ventilatório e por manter o paciente estável. Após o pouso, o paciente foi entregue aos cuidados de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, que o removeu para um hospital particular da capital paraense.
“Ao participar desse tipo de missão e manter a vítima viva até o local de destino, praticamos conhecimentos obtidos nos treinamentos que nos capacitam para esse tipo de atendimento. Além disso, é muito gratificante para toda a equipe, que está sempre em prontidão onde o Brasil precisar”, declarou o Tenente Ximenes, médico da missão.
Fonte: FAB
@FFO