Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Chinesa realiza translado de longa distância. Os sete caças J-10 do Esquadrão de Demonstração Aérea “1º de Agosto” da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF), voaram sem escalas da Arábia Saudita diretamente para a China, com o apoio de um avião-tanque YU -20 para reabastecimentos em voo (REVO). O Esquadrão participou do World Defense Show 2024 (WDS), encerrado em Riad no último dia 08 de fevereiro.
O voo de translado realizado no sábado (07/02) percorreu uma distância aproximada superior à quatro mil quilômetros. Para cobrir o trajeto sem a necessidade de pousos técnicos em rota, os jatos J-10 foram reabastecidos em voo algumas vezes pelo avião-tanque Y-20.
O Esquadrão 1º de Agosto é a principal Equipe de Exibição Acrobática da PLAAF, e recebeu esse nome para celebrar a data de fundação do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA) ocorrido no ano de 1927.
Originalmente a Equipe foi organizada com caças Shenyang JJ-5 (versão chinesa do MiG-17), posteriormente substituídos pelos J-7 (versão chinesa do MiG-21). Em 2010 a Equipe recebeu os primeiros caças multifuncionais Chengdu J-10AY/SY de fabricação nacional, substituídos no ano passado pela atual versão J-10C/S. Inicialmente os aviões do Esquadrão tinham a pintura em um esquema branco, azul e vermelho, que deu lugar ao atual padrão predominantemente azul.
Em saudação ao Ano Novo Lunar Chinês, celebrado neste ano em 10 de fevereiro, ao ingressar no Espaço Aéreo do país e sobrevoar as altas cadeias de montanhas nevadas, os caças J-10 da PLAAF acionaram o seu sistema de fumaça colorida.
@FFO