Esquadrão C-SAR da USAF desativa último HH-60G Pave Hawk. O 41st Rescue Squadron (41st RS) da USAF aposentou oficialmente os seus helicópteros HH-60G Pave Hawk, que estão sendo substituídos pelos novos Sikorsky HH-60W Jolly Green II. Em 29 de setembro foi realizada uma cerimônia na Base Aérea de Moody, Geórgia, para a despedida dos “Golf”, após 30 anos de operações no esquadrão.
Durante o evento em Moody AFB, o Pave Hawk 91-26356, um veterano de guerra, realizou um voo final para marcar o encerramento das operações, bem como a transição para o Jolly Green II.
Desde a sua chegada no 41st RQS, em 16 de setembro de 1994, o #356 participou de operações no Iraque, Afeganistão, surtidas de contraterrorismo no Chifre da África e inúmeras operações de busca e resgate nos Estados Unidos e em outros locais do mundo. Conforme os registros de manutenção do 41st RQS, ele tem mais de 8.000 horas de voo.
“Eu não posso te dizer quantas pessoas 356 resgatou. Eu só posso te dizer que ele trouxe muitos para casa. Americanos, aliados, parceiros – até mesmo os inimigos de nossa nação às vezes. Mas o mais importante é que ele trouxe as nossas equipes de resgate para casa, sempre”, ressaltou o Coronel Russ Cook, Comandante da 23rd Wing e ex. Comandante do 347th Rescue Group.
Esta aeronave participou da operação “Pedro 83”, que juntamente com outros HH-60G Pave Hawks, realizaram uma evacuação médica de urgência na região de Mazar-i-Sharif, no Afeganistão. As tripulações da “Pedro 83” receberam o Troféu Mackay 2012 por sua atuação na operação.
Finalmente, o 91-26356 será preservado no George W. Bush Airpark, em Moody, como um monumento em homenagem às equipes que arriscam as suas vidas em missões de resgate em combate (C-SAR), consolidando o seu lema: “As coisas que fazemos é para que outros possam viver”.
@FFO