Esquadrão 820 treina antes de partir no CSG HMS Queen Elizabeth. As tripulações de helicópteros do 820 Naval Air Squadron (820 NAS), da Marinha Real Britânica (RN) intensificaram os seus treinamentos antes de partir para o Carrier Strike Group (CSG), com o HMS Queen Elizabeth.
Em um comunicado à imprensa divulgado hoje (26/04), a RN informou que o 820 NAS fez uma missão de treinamento na baía próxima à sua base em Culdrose, para lançamento sem carga explosiva dos Sting Ray, os torpedos leves usados a mais de três décadas pela Marinha. Esses armamentos equipam helicópteros Merlin e Wildcat, além das fragatas Tipo 23, como HMS Kent e HMS Richmond. O principal caçador de submarinos da RN, os Merlin carregam cargas de profundidade ou até quatro Sting Rays, que serão substituído por um novo e moderno torpedo leve, recentemente anunciado pelo Ministério da Defensa.
Ao ser lançado, um pára-quedas abre e retarda a entrada do torpedo na água, e quando em operações reais, o Sting Ray viaja até o alvo a uma velocidade próxima dos100 km/h, com uma carga explosiva de 45 kg (100 libras). Nos testes realizados na Baía de Falmouth, uma carga de concreto substituiu os explosivos, fazendo com que o torpedo flutuasse após a terminar a corrida, podendo ser recuperados.
O 820 Naval Air Squadron está composto com sete Merlin Mk2 e mais de 200 militares, entre tripulantes e equipes de apoio. A unidade está realizando exercícios na Escócia, para aprimorar as habilidades combinadas, antes do grupo de navios de guerra e unidades aéreas seguirem com o CSG HMS Queen Elizabeth para a região Ásia-Pacífico até o final de 2021.
Trabalhando em conjunto com as fragatas Tipo 23, a Marinha Real afirma que é tarefa do 820NAS vai além de caça submarinos. O grupo tem a missão de vigiar quaisquer ameaças marítimas, e com a recente implantação da nova variante Merlin AEW Crowsnest, fornecer aviso prévio aéreo de longo alcance para o grupo de caças F-35B Lightining II.
@FFO