No último dia 08 de setembro, a Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou na Base Aérea N.º 11 (B11) em Beja, a cerimônia de entrega da Bandeira Nacional ao destacamento aéreo que irá participar na Operação ÍNDALO 2020, da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).
A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Operações Aéreas, Brigadeiro-General João Caldas, que fez questão de desejar sucesso aos militares. Esteve ainda presente o Comandante da BA11, Coronel Paulo Costa, além do Capelão da FAP que abençoou a missão e a imagem da Nossa Senhora do Ar.
O destacamento será composto por 30 militares e um Lokcheed P-3C Orion da Esquadra 601 “Lobos”, que ficarão deslocados em Málaga, além de um oficial de ligação que ficará no International Coordination Center FRONTEX, em Madri.
A ÍNDALO 2020 ocorrerá entre 09 de setembro e 05 de novembro, é tem como objetivo combater o tráfico de drogas, controlar a imigração ilegal, poluição marítima, pesca ilegal e ainda missões de busca e salvamento, no Mar Mediterrâneo.