EsqHU-41 participa de Exercício SAR na Baía de Guajará no Pará. O Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, realizou no dia 15 de fevereiro o exercício de Evacuação Aeromédica (EVAM) na Baía de Guajará, Estado do Pará. Participaram do exercício o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), o Navio de Apoio Oceânico Iguatemi (G-151) e o Grupo de Busca e Resgate do Comando do 4º Distrito Naval (GSAR-Com4ºDN).
O objetivo do adestramento foi simular a inserção de resgatistas e a retirada de enfermos com auxílio de maca e cesto de resgate de navio ou embarcação através do método “Hi-Line”. Este operação facilita a saída e entrada da aeronave, além de mitigar a tendência de giro do recurso utilizado para extração da vítima (maca ou cesto). No treinamento foi empregado o helicóptero UH-15 Super Cougar do EsqdHU-41.
Sediado na Base Aérea de Belém (PA), uma área de grande importância estratégica, o EsqdHU-41 “Esquadrão Hipogrifo” realiza missões de transporte de cargas e tropas, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeção dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, proporcionando importante apoio à Capitania dos Portos, aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval Norte e ao 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.
Desde sua ativação, em 2019, o EsqdHU-41 adquiriu expertise em missões de Busca e Salvamento, tendo realizado inúmeras operações reais, como a treinada no exercício. Exemplos são o resgate da tripulação do Navio Mercante Stellar Banner e o salvamento de seis náufragos na Ilha das Flechas, ambos realizados no ano ano passado.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO