EsqHS-1 “Esquadrão Guerreiro” da Marinha do Brasil celebrou 57 anos. O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) “Esquadrão Guerreiro” da Marinha do Brasil (MB), recentemente celebrou 57 anos de criação. O evento ocorreu em 30 de maio, na sede da Unidade, na Base Aérea Naval de São Pedro da aldeia (RJ), e foi presidido pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior. Estiveram presentes o Almirante de Esquadra (Ref.°) Rayder Alencar da Silveira, Vice-Almirante (Ref) Adilson Vieira de Sá, o Vice-Almirante (RM1) Victor Cardoso Gomes e o Presidente da SOAMAR Lagos, Sr. Pedro Guenes.
Durante a cerimônia foram entregues os diplomas de “Guerreiro Honorário”, destinado aos militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e Civis, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao EsqdHS-1. O Contra-Almirante Fonseca Junior foi agraciado com o referido título, além do Comandante do Navio Multipropósito Atlântico, Capitão de Mar e Guerra Mozart.
O HS-1, cujo lema é “Ad astra per aspera” (“É árduo o caminho para os astros”), tem como missão principal a guerra antissubmarino e de superfície, porém o Esquadrão realiza muitas outras tarefas como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico, lançamento de paraquedistas, infiltração e exfiltração de Fuzileiros Navais e Mergulhadores de Combatem entre outras.
Na sua criação, o EsqHS-1 recebeu quatro helicópteros Sikorsky SH-34J Sea Horse, transferidos do 2º/1º Grupo de Aviação Embarcado da FAB. Posteriormente, a partir de 1970, essas aeronaves foram substituídas pelos clássicos Sikorsky Sea King, dos quais o Esquadrão operou diversas versões até 2012, quando chegaram os modernos Sikorsky S-70B Seahawk (SH-16), que atualmente compõem a frota da Unidade.
@FFO