EsqHI-1 da Marinha do Brasil realiza o Pouso a Bordo do CAAvO-2020. O 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) da Marinha do Brasil (MB), realizou mais uma etapa do estágio prático para os oito Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO). Os Oficiais Alunos embarcaram na Fragata “Constituição” (F-42) e realizaram o pouso a bordo no dia 05 de agosto.
Como parte do Estágio Índia do CAAvO-2020, o pouso a bordo representa a familiarização dos Oficiais Alunos com a operação embarcada, sendo requisito específico para a formação dos futuros Aviadores Navais da Marinha do Brasil.
Com dois Instrutores de Pilotagem e um fiel a bordo, a aeronave IH-6B (Bell 206 Jet Ranger III), matrícula N-5052, foi recebida na Fragata F-42, enquanto navegava nas proximidades da Ilha Rasa (RJ). Após receberem as instruções práticas, cada aluno realizou três pousos no convoo da F-42, concluindo assim esta significativa etapa do curso.
Realizado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), em São Pedro da Aldeia (RJ), o Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais tem como propósito habilitar Oficiais para a condução e operação das aeronaves da Marinha do Brasil, para utilização dos seus sistemas de armas e para o desempenho de funções técnicas e administrativas relacionadas com a Aviação Naval.
O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) “Esquadrão Garça”, foi criado em 22 de fevereiro de 1961 e ativado em 27 de junho de 1962, e tem como objetivo realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, complementando o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval. Para tal, conta com uma frota de aeronaves Bell 206B Jet Ranger III, recebidas a partir de 1985 e designadas militarmente na MB como IH-6B.
@FFO