EsqdVF-1 da Marinha recebe militares do IPEV da FAB. Entre 04 e 11 de novembro, o 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) da Marinha do Brasil (MB), recebeu alunos do Curso de Ensaios em Voo (CEV), modalidade asa fixa, da Força Aérea Brasileira (FAB), para realização da fase final do curso nas aeronaves modelo AF-1B/C.
O CEV tem como função formar pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com o desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados.
A avaliação da aeronave realizada pelos profissionais do CEV, é baseada em uma Solicitação de Ensaio de Instrução, da Divisão de Formação em Ensaios em Voo, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), da FAB, com sede em São José dos Campos (SP). Tal avaliação reúne os principais requisitos operacionais e de certificação da aeronave AF-1B/C.
Durante os voos, os alunos devem demonstrar a capacidade de planejamento das missões que permitam conhecer as aeronaves, cumprindo os requisitos com a aplicação das técnicas de ensaio em voo necessárias para adquirir as informações para a avaliação. São requisitos inerentes à atividade desses profissionais em formação no CEV, a rápida adaptação de pilotagem da aeronave, bem como conduzir os voos com segurança, além de compilar os resultados num relatório de ensaio.
Após a conclusão do CEV, os novos pilotos e engenheiros de ensaio serão engajados em programas de outras aeronaves, como do KC-390 e do Gripen E/F, entre outros que o IPEV participa atualmente, além de poder contribuir com projetos da Marinha do Brasil como foi o caso da certificação de integração do míssil AM39 Exocet ao H225M versão Naval para o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO